Entre título/corpo

22/11/2021

Nós, 9.ºG, participamos no Bookmark Exchange Project



A Escola Júlio Martins tem vindo a participar no Bookmark Exchange Project, no âmbito das comemorações do Mês Internacional da Biblioteca (MIBE), uma celebração anual das bibliotecas escolares em todo o mundo em outubro.
Este ano, o tema escolhido foi “Contos de fadas e contos tradicionais de todo o mundo” de forma a aprender mais sobre diferentes regiões e países de todo o mundo, através de histórias transmitidas de geração em geração, recriadas e interpretados de várias maneiras em marcadores de livros a partilhar com os alunos das escolas parceiras, e que nos ensinam muito sobre os valores e a cultura de um país.
A turma 9.ºG e a professora Isabel Brás mostraram interesse nesta iniciativa e, após inscrição, foi-lhes atribuída como parceira a escola Secondary school Isidor Kršnjavi Našice (Srednja škola Isidora Kršnjavoga Našice), da Croácia.

As fases do trabalho nesta atividade foram as seguintes:
- a BE sugeriu um conjunto de histórias tradicionais/ contos a ler e a trabalhar;
- a partir das histórias, os alunos refletiram sobre os aspetos mais interessantes a recriar nos marcadores;
- na biblioteca escolar, os alunos criaram o seu marcador de livros, apoiados pelos docentes e equipa BE;
- os marcadores foram enviados, por correio, para a escola parceira;
- após receção dos marcadores vindos da Croácia, a professora bibliotecária foi à sala de aula da turma, mostrou as fotos e vídeos que os parceiros enviaram, entregou a correspondência recebida, para ser aberta pelos delegados e pela professora que esteve envolvida na atividade, e que depois foram distribuídos a cada aluno.

A professora bibliotecária tirou algumas fotos para registar estes momentos e, à semelhança do que fez a escola que trabalhou com a turma, foi feita uma gravação dos alunos a apresentarem-se e a transmitirem algumas palavras de agradecimento aos colegas. 

Finalmente, sensibilizou a turma a importância de se fazer a exposição dos marcadores recebidos, na biblioteca, para toda a comunidade apreciar também este trabalho.


Sem comentários:

Enviar um comentário