Entre título/corpo

06/11/2021

Formação de utilizador


Realizaram-se entre os dias 4 e 26 de outubro, na Biblioteca da EBSCT e nas escolas do meio rural, Bustelo, Vila Verde, Mairos e Santo Estevão, sessões de formação de utilizador para os alunos do pré-escolar e 1º ciclo.
Todos os envolvidos assistiram à leitura e exploração da história “A Biblioteca é uma casa onde cabe toda a gente”
Na EBSCT, após a explicação do funcionamento e das regras da biblioteca e da apresentação Margarida da Cores, que através das cores apresenta de uma forma simples e clara, a maneira como os livros estão dispostos nas estantes, os alunos do 1.º e 2.º ano fizeram requisição domiciliária.
Os alunos do 3.º ano organizaram puzzles de capas de livros, procuraram-nos nas estantes, leram a sua história e fizeram a sua ficha de leitura. Desta forma, colocaram em prática os conhecimentos adquiridos. No final fizeram requisição domiciliária.
Depois de ouvirem a explicação da CDU, os alunos do 4.ºano, em grupos de dois, realizaram o jogo “Onde vou eu?”, procurando nas estantes o livro referido no cartão que lhes tinha sido distribuído. Ainda houve tempo para fazer a leitura da história, uma ficha de leitura e a requisição domiciliária.
As escolas do meio rural como não se podem deslocar à biblioteca, a biblioteca foi até elas, levando-lhe os baús dos livros.
No final,  todas as turmas puderam assistir a uma sessão de magia.
É assim que a biblioteca se deve apresentar: um lugar de leitura com todos e para todos. Um lugar onde cabem personagens de histórias, dinossauros, foguetões, planetas, reis, rainhas, contadores de histórias, bruxas más e muitos outros. Um lugar mágico onde todos se sentem bem acolhidos como em sua própria casa.




Sem comentários:

Enviar um comentário