Entre título/corpo

19/11/2021

Nós, 8.ºC, participamos no Bookmark Exchange Project

 

A Escola Júlio Martins tem vindo a participar no Bookmark Exchange Project, no âmbito das comemorações do Mês Internacional da Biblioteca (MIBE), uma celebração anual das bibliotecas escolares em todo o mundo, em outubro.

Este ano, o tema escolhido foi “Contos de fadas e contos tradicionais de todo o mundo” de forma a aprender mais sobre diferentes regiões e países de todo o mundo, através de histórias transmitidas de geração em geração, recriadas e interpretados de várias maneiras em marcadores de livros a partilhar com os alunos das escolas parceiras, e que nos ensinam muito sobre os valores e a cultura de um país.

A turma 8.ºC e a professora Alda Batista mostraram interesse nesta iniciativa e, após inscrição, foi-lhes atribuída como parceira a escola  Primary School Lucko (Osnovna skola Lucko), da Croácia.

As fases do trabalho nesta atividade foram as seguintes:

- a BE sugeriu uma seleção de histórias tradicionais/ contos a ler e a trabalhar;
- os alunos leram e refletiram sobre os aspetos mais interessantes a recriar nos marcadores;
- em sala de aula, ou na biblioteca escolar, os alunos criaram o seu marcador de livros, apoiados pelos docentes e equipa da BE;
- os marcadores foram enviados, por correio, para a escola parceira;
- após receção dos marcadores, a professora bibliotecária entregou o envelope na turma, para ser aberto pelos delegados e pela professora que esteve envolvida na atividade, e depois distribuídos a cada aluno;
- a professora bibliotecária mostra à turma a importância de se fazer a exposição dos marcadores recebidos, na biblioteca, para toda a comunidade.

A escola parceira mostrou interesse em aprofundar os laços com esta turma, através do agendamento de uma reunião virtual para conversarem sobre este trabalho e se conhecerem melhor, a realizar em dezembro.


Sem comentários:

Enviar um comentário