Entre título/corpo

12/07/2021

Sessões formativas para os alunos em contexto livre

No âmbito do plano de Melhoria da BE, a Biblioteca da Escola Nadir Afonso realizou, durante o terceiro período, 3 sessões formativas para os alunos que frequentam a biblioteca escolar em contexto livre, durante o período da tarde.

Estas sessões formativas foram dinamizadas com o objetivo de dar a conhecer  algumas ferramentas digitais que  poderão ser utilizadas no desenvolvimento de projetos e de atividades escolares.


Na primeira sessão demos a conhecer a aplicação Jigsaw Planet, que permite o desenvolvimento de atividades variadas através da criação ou exploração de puzzles digitais, a partir de imagens escolhidas pelos alunos ou através de imagens obtidas na Internet. A LearningApps foi a ferramenta escolhida  para a segunda sessão e permite desenvolver dinâmicas para promover aprendizagens ativas. Os alunos tem a possibilidade de criar, consolidar e aprender. Na   terceira sessão lançamos-lhes um desafio: “Que tal criar um Avatar com as características que tu podes escolher?” Com a ferramenta Pocoyize ou  Pocoyizador do Pocoyo os alunos criaram um avatar personalizado, onde tiveram a oportunidade de escolher o cabelo, os olhos, as sobrancelhas e a boca com várias opções de cor assim como a roupa e os acessórios. Depois de criado, o avatar pode ser  guardado como imagem PNG.

Pensamos, enquanto Biblioteca Escolar, que muito mais importante do que o resultado, o que conta é o processo, é a forma como fazemos o caminho para encontrarmos novas formas de aprender.


Sem comentários:

Enviar um comentário