Entre título/corpo

08/07/2021

Histórias para ver e ouvir

No final deste ano letivo é altura para refletir sobre o projeto “Histórias para ver e ouvir”. Foi uma partilha de histórias, que constam dos recursos Biblioteca Ensino à Distância,  em formato digital (na ferramenta digital Loom), para apoio de educadores e professores de 1.º ciclo do Ensino Básico, nas aulas à distância, durante o confinamento, e posteriormente para apoio presencial. São histórias com expressividade, promovem a  interdisciplinaridade e envolvimento de alunos/professores de várias áreas e de diferentes graus de ensino, tanto em traduções de livros estrangeiros, como adaptações das ilustrações. As histórias, sendo elas do Plano Nacional de leitura (exceto as histórias em francês), foram as seguintes:

1-      Era uma vez uma raiva” (adaptação nas ilustrações pelo Guilherme de 9.º ano)

2-      Leão de neve” (adaptação nas ilustrações pela Morgana de 6.º ano)

3-   Le lit des parents - A cama dos pais” (tradução do livro de francês para português pelo 7.º A sob orientação da sua professora de francês e ilustrações da Morgana 6.º ano).

4-      O lobo não morde” (adaptação nas ilustrações pelo Santiago do pré-escolar e o seu pai).

5-  Daniel mete-se em sarilhos” (adaptação das ilustrações pelo grupo de pré-escolar durante o acolhimento de crianças filhos de profissionais prioritários).

6-     Senhor Cavalo-Marinho” (adaptação nas ilustrações pelo grupo de pré-escolar durante o acolhimento de crianças filhos de profissionais prioritários, com pinturas).

7-      Os ovos misteriosos” (adaptação das ilustrações pelo grupo de pré-escolar durante o acolhimento de crianças filhos de profissionais prioritários e composição musical da autoria do Mateus, finalista do curso de instrumentista).

8-      Le loup qui voulait êntre un mouton - O lobo que queria ser uma ovelha » ( tradução de francês para português pelo José, aluno suíço de 12.º ano assim como a adaptação das ilustrações).

9-  Orelhas de Borboleta” (adaptação das ilustrações pelos alunos do 7.º A, sob orientação do seu professor de Educação visual em contexto de sala de aula).

10-  Com o tempo” (adaptação nas ilustrações pelos alunos do 2.º C do 1.º ciclo, sob orientação da sua professora de apoio e titular de turma em contexto de sala de aula).

11-  Elmer” (adaptação das ilustrações pelos alunos do 8.º G, sob orientação do seu professor de Educação Visual em contexto de sala de aula e tradução do livro de inglês para português também pelo 8.º G sob orientação da sua professora de Inglês).

12-  Um abraço” (adaptação das ilustrações pelo João, sob orientação da sua professora de Educação Especial).

Muitas outras estão em andamento para o próximo ano letivo! Sim, porque existem professores que gostariam de dar continuidade à colaboração destas partilhas e como sugestão fica a dica de serem utilizadas por professores do 2.º e 3.º ciclo nas suas aulas de Educação para a Cidadania. Pois estas histórias tratam de temas tão variados como os valores, a amizade, o bulling, o “ser diferente é uma mais-valia”, a partilha, a importância da reciclagem/ ambiente saudável e muitos mais. Foi e será uma forma de fazer chegar a todos um projeto tão importante para desenvolver a expressão e a comunicação. Incentivar o hábito e gosto pela leitura, aumentar competências discursivas e alargar o vocabulário e diversificar situações educativas promotoras do sucesso escolar, entre outros.

Quem quiser colaborar (alunos e professores) são sempre bem vindos neste projeto como em qualquer outro projeto da biblioteca escolar.

Sem comentários:

Enviar um comentário