Entre título/corpo

19/07/2021

Ler na Cadeira do Rei | Gostei... porque li!

Ler na Cadeira do Rei é sinónimo de ler, partilhar, debater, questionar uma vez que esta atividade não se esgota apenas no ato de ler para os colegas, mas também consubstancia momentos de interação literária, reflexão, análise e partilha de saberes.

É sabido que esta cadeira tem um atrativo especial, porquanto os alunos demonstram uma enorme responsabilidade, quer na preparação das leituras, quer na formulação das questões propostas aos colegas, tendo subjacente uma importante vertente de articulação com a família uma vez que o treino é realizado em ambiente familiar.

Igualmente estimulante é a atividade que complementa as leituras, pois compreende a realização de uma sinopse do livro lido em ficha própria e por si escrita no computador, tendo como produto final a brochura e ebook Gostei …porque li!, motivo de orgulho para todos os alunos que aí podem ler o resultado do seu trabalho.


Como uma atividade merece uma avaliação pedimos a todos a sua opinião acerca desta atividade que decorreu ao longo do ano, realizando-se no total 104 sessões. A turma do 2.º C não realizou a avaliação da atividade devido a se encontrar em confinamento.

 Fica o registo!


“Quando me escolheram, fiquei stressada. Quando finalmente chegou o dia e quando estava a ir para a cadeira do rei estava envergonhada. Quando me sentei passou tudo e gostei muito da atividade.”

Diana 2.ºA

 

“Eu adorei a cadeira do rei. Eu senti-me uma rainha e se lá houvesse o rei, casava com ele.

Eu adorei o livro em que um rei tinha três filhos, uma bicicleta de motor e uma rosa.”

Leonor 2.º A

 

“Eu quando estive na cadeira do rei senti-me feliz e orgulhoso. Quando fui ler estava envergonhado e nervoso, mas logo que comecei a ler o nervosismo diminuiu cada vez mais. Gostei do comportamento dos meus colegas porque tiveram paciência para ouvir a história e estiveram atentos para responder às perguntas.”

Ricardo 2.º A

 

“Na cadeira do rei senti-me muito nervoso no início, mas depois fiquei muito entusiasmado. Esta atividade foi a que mais gostei até ao momento.”

Guilherme 2.º B

 

“Na cadeira do rei senti-me feliz porque eu acho que li bem e gostei das avaliações dos colegas. No começo senti-me nervosa, mas depois fiquei aliviada. Também gostei muito de ouvir os colegas a ler.”


Leonor 2.º B


“Eu gostei muito da cadeira do rei porque acho que é uma atividade muito educativa e quando fui ler senti-me uma rainha. Ao ler estava nervosa, mas depois passou.”

Constança 2.º B


“O livro que eu li foi “O rato do campo e o rato do campo” e adorei estar na cadeira do rei. Foi para mim uma honra e adoro a biblioteca.”

Afonso 2.º D


“Eu adoro estar na cadeira do rei. Primeiro fica-se nervoso, mas depois passa. É muito bom estar na cadeira do rei.”

Guilherme 2.º D


“Estar na cadeira do rei foi maravilhoso. Ouvir os colegas a ler também, porque eles escolheram histórias incríveis e eu adorei.”

Eduardo 2.º D




Obrigada aos alunos e docentes por continuarem a animar esta atividade!




Sem comentários:

Enviar um comentário