Entre título/corpo

08/07/2021

Campeonato de Ciência e Escrita Criativa

A turma do 4.ºC participou no “Campeonato de Escrita Criativa” inspirado na coleção "O Clube dos Cientistas'' de Maria Francisca Macedo.

Dirigida aos alunos do primeiro ciclo (terceiro e quarto anos) e do segundo ciclo, o Campeonato é uma iniciativa da 20|20 Editora e tem como objetivo estimular a leitura, a escrita e a experimentação, potenciar o pensamento crítico, despertar a criatividade e fomentar a transdisciplinaridade, com base nos livros da coleção, recomendados pelo PNL.

A autora foi distinguida pelo GLOBAL TEACHER PRIZE PORTUGAL 2018 com uma Menção Honrosa, pelo elevado contributo para a Educação e Sustentabilidade.

O trabalho apresentado na modalidade de escrita, em prosa, seguiu os seguintes passos: os alunos selecionaram e leram um livro da coleção, elegeram um momento do livro em que as personagens se veem em apuros e propuseram outra solução.

Assim, escreveram em turma a nova cena (máx. oitocentas palavras); investigaram, inventaram e construíram um protocolo experimental da experiência/invenção proposta na nova cena e testaram o protocolo, descrevendo-o por escrito e registando em fotografias (máx. de duzentas palavras), com o auxílio das professoras de Ciências Experimentais. Para ler o trabalho enviado a concurso clicar aqui

A lista dos vencedores da 1.ª edição do Campeonato de Ciência e Escrita Criativa poderão ser consultados aqui.

Parabéns aos alunos e professores pela excelente motivação, criatividade e todo o trabalho envolvido nesta 1.ª edição  do projeto.

Sem comentários:

Enviar um comentário