Entre título/corpo

14/11/2019

Festa da Literatura de Chaves 2019



 
Nos dias 7 e 8 de novembro, decorreram duas ações no AEJM, no âmbito da Festa da Literatura de Chaves 2019 (FLIC 2019) promovida pela Universidade Sénior de Rotary, nas bibliotecas das escolas Nadir Afonso e Júlio Martins. O tema comum a estas duas atividades foi a literatura infanto-juvenil de Sophia de Mello Breyner Andresen, para assinalar o centenário do seu nascimento.

Na escola Nadir Afonso, a sessão teve como oradora convidada Clementina Matos, professora aposentada e autora de livros tais como “A Letra – E” e “A Curva do Tempo”.
Depois de uma apresentação sobre a convidada, feita pela professora Beatriz Martins, moderadora da sessão, os alunos do 5.ºB, C e G e 6º B e E e dois alunos do 10.º C, acompanhados pelas respetivas professoras da disciplina de Português, presentearam Clementina Matos com a leitura de vários poemas de Sophia, além de quadras feitas pelos alunos, alusivas à obra da Menina do Mar.
A oradora fez uma abordagem da obra da autora, os contos e poesias que escreveu, inspirada pelos filhos, que à época eram pequenos e gostavam de ouvir histórias; dos  ideais e valores que por vezes se confrontam, do significado do mar, da carga da justiça e da busca por um mundo mais igualitário e justo.
De seguida, deliciou os presentes com a leitura de um excerto d’ ”A menina do Mar, que sentiram a imaginação à solta em cada palavra dita.
Assim, terminada a sessão, e a partir do convite da professora Beatriz Martins, ficou a promessa de regressar, no dia 16 de dezembro, para assistir a um teatro baseado na obra “A Menina do Mar”.

Na escola Júlio Martins, David Areias foi o moderador que apresentou Manuel Araújo, docente de Português e autor de várias obras, entre as quais: “É Tão Cruel Ter Memória”, “A Aldeia das Mulheres”, “A Cidade do Patriarca” e estiveram presentes os alunos das turmas 7.ºE e 9.ºB, acompanhados das docentes Beatriz Santos e Teresa Pinhal.
O autor fez uma abordagem da obra de Sophia, salientando o porquê da sua obra para o público infanto-juvenil, a sua ligação à Grécia, a presença do mar na sua obra, …
Envolveu os alunos, questionando-os sobre diferentes perspetivas e fez, ainda, a leitura de alguns excertos relevantes.
Finalmente, teve lugar uma reflexão sobre a escrita, e a sua importância na vida de cada um, sobre o que será um bom livro e um bom escritor e terminou a aula com uma provocação: que os alunos se apaixonem e escrevam!









Sem comentários:

Enviar um comentário