Entre título/corpo

11/11/2019

28 de outubro | Dia da Biblioteca Escolar


Museu do Livro
Como forma de dar a conhecer a nossa biblioteca, um local onde todos podem ler e sentir-se como em sua casa, foi lido o livro Uma biblioteca é uma casa onde cabe toda a gente, a todas crianças do pré-escolar e alunos do 1.º ano de escolaridade, na primeira semana do  mês de outubro.
Explorado o livro,  foi feita a proposta às crianças do pré-escolar de realizar um desenho ilustrativo de quem eles pensam que cabe na biblioteca escolar, para organizar uma brochura.  Aos alunos do 1.º ano de escolaridade foi pedido para trazerem um objeto simbólico que ilustre bem o que eles pensam sobre o tema, para organizar o Museu do Livro. Imaginação e um pouco de iniciativa são os condimentos para realizar este museu.
A colaboração das famílias na cedência dos objetos,  elemento dinamizador na valorização do livro,  tornou esta atividade mais entusiasmante e enriquecedora. Qualquer objeto exposto estimulou a imaginação. 
Finalizado o mês de outubro procedeu-se ao encerramento da atividade.


Crescer a ouvir ler
Dar asas à imaginação com a Bonnie e a Madeline, personagens do livro lido, foi o que as crianças do pré-escolar fizeram. Voaram para lugares  onde a fantasia  foi rainha, sem nunca saírem do seu espaço. A união entre o livro, a leitura e a biblioteca escolar foi o grande desafio lançado por esta história.
Para lembrar este dia, receberam uma mensagem poética, bem docinha,  para partilharem com as suas famílias.


Ler na Cadeira do rei
A leitura na cadeira do rei também teve como objectivo celebrar este dia, atividade na qual estão bem presentes grandes directrizes desta efeméride através da promoção do gosto pela leitura e da importância das bibliotecas escolares na educação.
“O dia em que a mãe ficou com cara de chaleira” foi o livro que o David, da turma B do 2.º ano de escolaridade, escolheu e leu para os colegas, leitura esta que suscitou um interessante e profícuo debate sobre os nossos sonhos e a sua transposição para a realidade.
Esta atividade também teve um doce literário no final, pois todos os alunos receberam um caramelo com um poema surpresa.


A leitura não se aposenta

A inestimável colaboração dos professores aposentados na leitura e partilha de histórias com os alunos do 1.º ano de escolaridade continua a ser preponderante no incentivo à leitura.
A leitura do livro Madeline Finn e o cão da biblioteca, uma ternurenta história sobre uma menina que não gostava de ler, ilustra bem o papel das bibliotecas nesta problemática. Pela voz da professora Helena David, os alunos da turma D, do 1.º ano puderam ficar a conhecer e entender que não faz mal ler devagar, é importante continuar a tentar e ter o apoio de um amigo.

O caramelo com surpresa poética também encerrou esta atividade.


O desafio lançado aos Monitores da BE foi o de elaborarem um Podcast, realizando entrevistas aos colegas no intervalo e  partindo do mote:
O que é para ti a Biblioteca Escolar?




Oficina "Vamos imaginar!


Para comemorar a Dia da Biblioteca Escolar, os alunos da Escola Nadir Afonso que frequentam autonomamente a BE, durante a pausa do almoço, foram estimulados a escrever um texto sob o mote "Vamos imaginar", onde estivessem incluídas, obrigatoriamente, as palavras biblioteca, livros, leitura e imaginação.
 


Depois de redigirem os textos, foram convidados a processá-los no computador, formatando-os ao seu gosto.
Depois, os trabalhos foram imprimidos e expostos no placard à entrada da BE.

Participaram nesta atividade de valorização e reconhecimento da importância da biblioteca 16 alunos, 5 do 5º ano e 11 do 6º ano.





Festejar o Halloween à volta do caldeirão 


À semelhança dos anos anteriores e, dando continuidade à articulação da BE com o Departamento de Línguas Estrangeiras, os alunos do 6.º D e do 5.º C, preparados pelas professoras Isabel Pires e Cristina Naya, respetivamente, festejaram o Halloween em Inglês, através da leitura, entre turmas, de frases e textos alusivos à quadra.


Numa biblioteca "assustadoramente" bem decorada, tudo contribuiu para mais uma oportunidade de praticar a leitura em voz alta, em grupo ou individualmente, chamando para esta sessão vampiros, bruxas, monstros, aranhas, fantasmas, ... e de desenvolver competências relacionadas com a exposição oral em público.




Oficina de Marcadores de Livros

Os alunos do Gabinete de Mediação Positiva (GM+) e do Gabinete de Educação Especial assinalaram o Dia da Biblioteca Escolar criando um conjunto de 24 marcadores de livros.
Partindo de uma conversa sobre o que é uma biblioteca, para que serve, quando e porque a usamos, várias ideias surgiram e todos foram convidados a conceber um marcador sob o mote “Vamos imaginar!”, usando materiais variados e recebendo apoio e orientação dos professores que trabalham nestes dois espaços. 

Salienta-se que estes produtos serão enviados para uma escola de Trinidade e Tobago, para participar no projeto “Bookmark Exchange Project”




Aconteceu um livro "A Farsa de Inês Pereira"

 Na BE da escola sede decorreu a apresentação do livro “A Farsa de Inês Pereira” de Gil Vicente, palestra dinamizada pela professora Olívia Dias para os alunos do 10.º ano, turmas A e B, no âmbito do projeto Aconteceu um livro, num intercâmbio de saberes entre as áreas de Português e de Filosofia.

Primeiro tentamos compreender bem o problema colocado “mais quero asno que me leve que cavalo que me derrube” e refletir sobre problemas cruciais e fundamentais da nossa sociedade, a saber VIOLÊNCIA: doméstica, no namoro e interpares.

Os discentes mostraram um elevado interesse e focaram-se na possibilidade de uma sociedade mais justa, mais estável, constituída por cidadãos livres e iguais, onde impere o respeito e a concórdia nos relacionamentos, enquanto cidadãos observadores da diferença e responsáveis. Para que haja uma sã convivência teremos que ter uma mentalidade aberta, baseada no respeito por nós e pelos outros.

Concluíram que a Educação contribui para viver melhor em conjunto, sem ódios, de uma forma consciente e livre, e com reforço da consciência do justo e do injusto. Tendo presente a partilha da Declaração Universal dos Direitos do Homem, tomaram consciência que, por detrás de um direito, está sempre um dever. Este exercício pretendeu fortalecer a consciência de serem melhores cidadãos, no âmbito de uma sociedade democrática à escola global.




Sem comentários:

Enviar um comentário