Entre título/corpo

09/04/2019

SEMANA DA LEITURA 2019 | LXII Encontro de Leitura - os animais


O Dia Internacional do  Livro  Infantil, dia em que se comemora o nascimento de Hans Christian Andersen e em que todas as instituições chamam a atenção para a importância da leitura e dos livros para a infância, foi a data escolhida para o LXII Encontro de Leitura do agrupamento, que se realizou na escola sede.

Neste serão também foram homenageadas personagens que tanta companhia nos fazem todos os dias, seja presencialmente seja através dos livros e das nossas leituras: os animais.
Ora meigos, companheiros, valentes e heróis, ora malvados e vilões, ao longo da noite vimos muitos animais surgir pelas vozes e gestos dos nossos leitores de todas as idades. Houve lugar para os fantoches, para o teatro, para a música, peças e textos muito bem preparados e dignos dos muitos aplausos.
Terminado o encontro, e enquanto se saboreava um chá acompanhado de uma fatia de bolo, puderam ser apreciados outros animais, estes em tecido e executados pelos participantes na Oficina Criativa do nosso GM+, uma atividade que, tal como os Encontros de leitura, pretende envolver alunos, pessoal docente e não docente e pais/encarregados de educação na vida da escola.
Para concluir, um excerto da mensagem deste Dia Internacional, da autoria do escritor e ilustrador lituano Kęstutis Kasparavičius, com tradução de Maria Carlos Loureiro:

Tenho a certeza de que os livros poisados nos vossos joelhos não se aborrecem nem um minuto. É que quem lê –seja criança ou adulto -, é só por isso muito mais interessante do que aquele que resiste a pegar num livro, que está sempre com pressa e nunca se senta, e jamais tem tempo de observar seja o que for à sua volta.

No Dia Internacional do Livro Infantil, o meu maior desejo é que existam livros interessantes para os leitores - e leitores interessantes para os livros."


                                                       

Sem comentários:

Enviar um comentário