Entre título/corpo

09/04/2019

Cientificamente Provável - Ação sobre a importância da água


A água foi o tema da ação que se realizou no dia 27 de março, às 17 horas, no auditório da Escola sede, sob orientação do Dr. João Carrola, docente da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (CITAB).

Este tema surgiu enquadrado nos projetos existentes no agrupamento, como o Programa Eco Escolas e Projeto Ciência Viva, e no seguimento do trabalho realizado pelas docentes de Ciências Naturais, Alzira Doutel e Filomena Moreira, nas suas turmas do 5.º ano e na pertinência em alargar a sensibilização sobre a importância da água às famílias, não só destes alunos mas de todo o agrupamento. A partir desta ideia, acionamos a parceria estabelecida com a UTAD, no âmbito do programa Cientificamente Provável, e abrimos a ação também ao pessoal docente e não docente e a turmas com interesse especial neste tema.

No dia agendado, e com a presença de alguns pais/ encarregados de educação, professores e alunos do 8.ºG, 9.ºC e 1.ºA, o Dr. João Carrola fez uma abordagem geral sobre o valor da água transmitindo saberes e experiências do interesse da plateia, com informações e imagens esclarecedoras sobre a situação da água no nosso planeta e modos de atuar para preservarmos este bem essencial.
Num clima informal que o orador conferiu à ação, os presentes colocaram várias questões que quiseram ver esclarecidas, algumas sobre assuntos muito específicos, como é o caso da hidroponia, um projeto em desenvolvimento pelo 1.º A, turma do Curso Profissional de Indústria Alimentar.

O nosso agradecimento ao CITAB, especialmente ao Dr. João Carrola, pela lição que nos trouxe e disponibilidade demonstrada em aprofundar esta parceria no âmbito do projeto da nossa turma do 1.ºA ou outros que, eventualmente, possam surgir e requeiram o vosso apoio.


Sem comentários:

Enviar um comentário