Entre título/corpo

10/04/2019

SEMANA DA LEITURA 2019 | Leituras em vários sotaques e bilingues

Formar leitores competentes e críticos, capazes de entender e de participar civicamente no mundo, assim como desenvolver ambientes integrais de leitura são ojbetivos do Projeto aLer+2027.
Foi o que se pretendeu alcançar, ao longo da semana, quando estiveram presentes familiares e alunos a ler em vários idiomas e sotaques.




A Semana da Leitura, uma vez mais, proporcionou momentos de alegria e de boa disposição entre os alunos. Em substituição da mãe um aluno, da turma do 4.ºB, fez a leitura de uma adaptação da história Pedro e o Lobo, com sotaque brasileiro, para a sua turma e a turma do 2.ºA.
Verificámos que o prazer de ler não tem fronteiras e que a sonoridade diferente encantou os colegas, que estiveram bastante atentos à história, embora esta fosse um pouco longa.
Parabéns e obrigada pelo teu excelente contributo.





Os pais de duas alunas que frequentam a Sala 2 e o 3.º B, leram para as suas turmas e para a turma do 4.ºA, a história The Terrible Greedy Fossifoo, de Charles Fuge. em Inglês, traduzida pelo pai  para português.
Foi um excelente momento de partilha bilingue e com dicas fundamentais para a proteção e respeito pelas florestas e pela Natureza em geral.
Também houve lugar ao aprofundamento da linguagem oral questionando e respondendo em inglês.

Obrigada pela sua colaboração.



A mãe dos alunos que frequentam a Sala 4, o 2.ºD 3 o 3.ºC realizou uma leitura em Francês, utilizando o livro  Shhh!, traduzida para português. A história apelava à tolerância  ao respeito pelos outros.
No final os alunos aprenderam alguns vocábulos em francês.

Obrigada pela sua colaboração.


A mãe de duas alunas que frequentam a turma do 4.ºD leu para a turma e para a turma do 1.ºB em Espanhol, com sotaque dominicano, um conto O Negócio da Doutora Formiga.
As duas filhas fizeram a tradução e foi um momento muito especial,  pois havia termos que eram bem percetíveis e os alunos compreenderam muito bem.

Obrigada pela sua colaboração.



O pai de uma aluna da turma do 2.ºD leu a história Los Tres Cerditos, conto tradicional, em Espanhol, na sala de aula. Numa pequena conversa este conto mostrou às crianças a importância de trabalhar bem para conquistar o sucesso e salientar o esforço que tem que se aplicar nos estudo, para conseguir os objetivos. Foi de evidenciar o facto de os porquinhos não usarem de violência.

Obrigada pela sua colaboração.



Sem comentários:

Enviar um comentário