Entre título/corpo

11/02/2019

Experiência-piloto com o Referencial AcBE no ensino secundário


No âmbito da experiência-piloto com o referencial Aprender com a Biblioteca Escolar no ensino secundário, realizamos duas atividades, envolvendo as áreas de Espanhol e Filosofia, lecionadas pelas professoras Isabel Brás e Olívia Dias.

Estiveram envolvidos alunos das turmas 11º C, D, E, F que desenvolveram competências no âmbito da literacia da informação, com a atividade “Conociendo a gente famosa” e no âmbito da literacia dos media, com a atividade “Aceitar, recusar ou questionar?.

Nas duas atividades, as professoras das disciplinas acima referidas e a professora bibliotecária (PB) reuniram-se previamente a fim de planificarem em conjunto as atividades e de prepararem materiais. Depois, as docentes procederam à lecionação dos conteúdos programáticos em sala de aula e, posteriormente, os alunos deslocaram-se à biblioteca e, com o auxílio da PB e/ou da sua equipa, procederam ao trabalho de grupo/ individual de acordo com a planificação delineada.

Este trabalho com as turmas iniciou-se no 1.º período, com Espanhol, e terminou a 31 de janeiro, com Filosofia. 
 
No final, constatou-se que os objetivos previstos para as duas atividades foram atingidos, os alunos cumpriram as tarefas propostas e participaram ativamente nas atividades, mostrando interesse e empenho.


Sem comentários:

Enviar um comentário