Entre título/corpo

11/02/2019

Dia da Internet + Segura - 7.º ano


No dia 5 de fevereiro, os alunos do 7.º ano dirigiram-se ao auditório da Escola Secundária Dr. Júlio Martins para assistir a uma ação sobre Segurança na Internet e Riscos Online, dinamizada pela professora Carla Marques.

Esta ação pretende associar-se às comemorações do Dia da Internet + Segura e dar continuidade ao trabalho que iniciamos no ano anterior com o estudo sobre as dependências das tecnologias, cujo estudo mostrou resultados preocupantes e merecedores do envolvimento de todos os responsáveis educativos neste processo.

Nesta sessão, a oradora referiu as grandes potencialidades da Internet mas evidenciou igualmente os riscos que ameaçam a segurança e bem-estar de quem utiliza as tecnologias. Através de situações concretas e visionamento de imagens e vídeo alusivos, foram abordados vários temas: partilha de dados pessoais, fotos e filmagens; redes sociais; jogos de vídeo, cyberbullying; … e foram dadas indicações de como agir com segurança ou como atuar em caso de deteção de situações de abuso. Foram fornecidos vários contactos de entidades a quem recorrer para prevenir ou resolver questões relacionadas com este tema da segurança online. 

Os alunos  colocaram várias dúvidas e questões durante toda a sessão e, no final, uma das turmas ficou para uma breve conversa, verificando-se claramente a existência de muitas situações  de risco e a necessidade de continuar com um trabalho sistemático de prevenção, para maior segurança dos nossos alunos. 

No dia 12 de fevereiro, a ação será dirigida a pais/ encarregados de educação e professores e realizar-se-á às 17.30 horas, no auditório da escola sede.

Sem comentários:

Enviar um comentário