Entre título/corpo

11/02/2019

Encontro com o escritor Roy Dias


No dia 6 de fevereiro, durante a manhã, o Agrupamento de Escolas Dr. Júlio Martins recebeu o escritor Roy Dias que nos veio apresentar a sua obra Pedro, o viajante no tempo.

A primeira sessão decorreu na Escola Secundária Dr. Júlio Martins e contemplou 4 turmas do 7.º ano (A, B, C e F) e a segunda sessão aconteceu na Escola Nadir Afonso, para 3 turmas do 2.º ciclo (5.ºA, 6.º A e 6.ºD) que estavam a ter Português no primeiro e segundo blocos da manhã, respetivamente.

O escritor conseguiu captar o interesse do público, ao mostrar o seu percurso como leitor e como escritor. Revelou o seu gosto pela literatura fantástica, que o fascina desde criança, e a proximidade com os alunos foi maior quando descobriram heróis comuns das sagas que todos leem e admiram.
Sempre num registo muito claro, o Roy salientou o trabalho pormenorizado que é ser escritor, falando da investigação que faz para abordar determinados temas, sobretudo os históricos, e mostrou-nos os planos que constrói para as suas histórias, para que todos os factos e datas estejam corretos, pois ele sabe que os bons leitores estão muito atentos a todos os detalhes e exigem coerência e observância das regras criadas pelo escritor.

Os alunos também colocaram muitas questões e quiseram saber mais sobre esta aventura do Pedro, que começa em Chaves. O autor foi desvendando um ou outro acontecimento mas deixando sempre o gosto por conhecer a obra na sua totalidade. Também nos revelou algumas ideias que pensa utilizar para a continuação destas viagens do nosso herói. 

Conhecer este escritor e a sua obra foi muito interessante. Além do ambiente descontraído que conseguiu nestas duas “aulas”, o Roy é muito simpático e autêntico no contacto direto com os jovens.

Em nome do AEJM, o nosso agradecimento ao Roy Dias e votos de muito sucesso pessoal e literário.



Sem comentários:

Enviar um comentário