Entre título/corpo

22/03/2024

LXXXV Encontro de Leitura | Celebrar a poesia e o ambiente

Foi na passada quarta-feira, às 20h30, que a escola Nadir Afonso recebeu um evento especial para celebrar a poesia e o ambiente. Alunos, pais, famílias e membros da comunidade juntaram-se para uma noite de leitura, música e convívio.

O senhor Diretor, professor Gil Alvar, procedeu à abertura do Encontro, mostrando-se orgulhoso da sala cheia, marca do valor que a comunidade do AEJM atribui à leitura. Enalteceu o papel essencial dos pais e dos professores para este crescimento leitor pois já reconhece a presença de grupos de alunos mais novos “repetentes”, desejosos por participarem nesta atividade onde se inscrevem, na sua maioria, de forma autónoma.

 A partilha de poemas ocupou um lugar central e foi feita pelos próprios alunos, sozinhos, em grupo ou acompanhados de familiares. Todos os que quiseram puderam dizer os seus poemas favoritos, criando assim um ambiente de partilha e inspiração. As palavras fluíram numa melodia poética, destacando a importância da palavra, da poesia, da natureza e da sustentabilidade. 

Destacamos a presença de um grupo de alunos e professores de Espanha (Jaca – Pirenéus), em mobilidade Erasmus graças a um projeto que desenvolvem este ano com os nossos alunos do 10.ºA e respetivo docente de Espanhol e que também escolheram, e leram na nossa língua, poemas de autores portugueses. Os nossos agradecimentos por este carinho para connosco!

Para tornar a noite ainda mais especial, o coro da escola Nadir Afonso presenteou-nos com canções alusivas ao tema, ritmadas e envolventes, que combinaram na perfeição com as palavras poéticas partilhadas. Também dois alunos do 5.ºD tocaram o hino da alegria, encerrando assim o ciclo de leituras.

No final do evento, foi servido um delicioso chá e bolo, o que proporcionou um momento de convívio e descontração entre todos os participantes.


Foi sem dúvida uma noite distinta, onde a poesia e o ambiente se uniram para inspirar e sensibilizar os mais de 200 participantes, de entre os quais 93 foram leitores ativos.

Que eventos como este se repitam, para que possamos continuar a celebrar a beleza da poesia e da natureza, e a importância de as proteger, para o nosso próprio bem-estar físico e emocional.


Sem comentários:

Enviar um comentário