Entre título/corpo

08/03/2024

Da História à Celebração - Mulheres da Nossa Terra | Escola Dr. Júlio Martins

Com ligação à iniciativa "Abril depois de abril" que decorre em todo o agrupamento e indo ao encontro da celebração do Dia Internacional da Mulher, a biblioteca da Júlio Martins teve a honra de receber a atividade “Da História à Celebração - Mulheres da Nossa Terra”.

As quatro convidadas ilustres, Ana Paula Geraldes, Isabel Fontes, Mariana Mesquita e Rosa Ribeiro, aceitaram o desafio de darem o seu testemunho e partilharem, com os alunos das turmas B do 10.º e 12.ºanos, docentes e não docentes, um pouco das suas vivências e histórias, no período em que se deram os acontecimentos de abril de 74.

Na altura, todas eram jovens com idades próximas das das nossas alunas e alunos e viviam todas em lugares diferentes, na metrópole ou nas províncias ultramarinas.

A conversa decorreu com muita naturalidade, numa troca de memórias e de opiniões muito rica, e que tocou aspetos fundamentais para uma reflexão profunda acerca daquilo que abril trouxe, a vários níveis: liberdade, igualdade, saúde, trabalho, …e acerca de tudo aquilo que falta ainda conquistar.

Estas jovens raparigas que viveram abril cativaram todos os presentes pois, além de excelentes comunicadoras, apresentaram as suas vivências de uma forma tão fascinante que ninguém se apercebeu do tempo passar. E, fruto das suas vidas tão diferentes, conseguiram mostrar verdadeiramente, aos nossos alunos, um pouco do que era viver naquela época, sob vários prismas. Algumas fotos que trouxeram ilustraram as ideias transmitidas.

No final, o tempo foi pouco para tanto o que ainda queríamos ouvir e saber!

Muito, muito obrigada às quatro, por nos terem proporcionado um momento único com esta partilha tão generosa.



De realçar que esta atividade foi realizada à mesma hora, com outras convidadas, na Escola Nadir Afonso e resultou de um planeamento conjunto entre a Biblioteca, o Programa de Educação para a Saúde e a área de Cidadania e Desenvolvimento.

Sem comentários:

Enviar um comentário