Entre título/corpo

14/03/2024

Atividade de produção escrita | 7.ºB e 7.ºC

Como introdução para a Semana da Leitura que se avizinha a biblioteca propôs realizar, em sala de aula, uma dinâmica de produção escrita com 2 turmas, o 7.ºB e o 7.ºC.

Numa turma, partindo da mostra de vários exemplos e de um conjunto de palavras, sorteadas pelos grupos, os alunos foram estimulados a criar frases impactantes ou slogans acerca da leitura, do seu valor e do seu poder.

Na outra, foi feita a proposta de recorrer à música e recriar novas melodias em que a letra espelhasse a importância da leitura e do ato de ler, o lugar dos livros na vida de cada um, a liberdade de ler ou não ler…

Enfim, tudo aquilo que a criatividade e a imaginação permitirem!

À medida que debatiam ideias e escreviam, os alunos das duas turmas foram orientados pelas docentes (professora bibliotecária e diretoras de turma) e refazendo, corrigindo, melhorando…

No final, foi muito gratificante ouvir as suas criações! Algumas ainda inacabadas mas, pouco importa, um dia retomá-las-emos. Sim, porque isto de escrever também não pode ser por encomenda!!!

Uma boa surpresa veio depois: a turma 7.ºB apresentou a proposta, ao docente de EV, de fazer cartazes, numa aula da disciplina, para a exposição destes trabalhos.

O professor alinhou  e, inspirados por Mondrian, as suas frases ficaram fantásticas, como podem ver na imagem ao lado!


As coisas boas que faz o trabalho colaborativo!

 

Sem comentários:

Enviar um comentário