Entre título/corpo

03/03/2020

Vamos comprar palavras?


O universo dos livros tem pessoas, tem criatividade, tem arte, tem sustentabilidade e tem palavras. Palavras velhas, usadas, gastas. Palavras novas, recriadas, recontadas. Palavras que vêem o mundo, palavras que contam o mundo, palavras que sonham o mundo e palavras que sentem o mundo.
Através das palavras aprendemos a compreender o mundo, ligamo-nos e relacionamo-nos uns com os outros, com elas manifestamos sentimentos, intenções e comunicamos.
Cada palavra que expressamos tem efeito na nossa vida e na vida das pessoas que estão à nossa volta.
Uma palavra mal colocada pode destruir um relacionamento, uma palavra bem colocada pode fazer milagres.

 
Neste sentido, a biblioteca Escolar da Escola Nadir Afonso preparou para o 6º A uma oficina de escrita onde os alunos foram “comprar palavras” e brincar com elas para construir frases, quadras e pequenos textos, num processo criativo e colaborativo.
Esta atividade foi desenvolvida em articulação com a disciplina de Cidadania e Desenvolvimento e os alunos, divididos em grupos de dois, tiveram a oportunidade de reflectir, escrever, ler e partilhar o resultado do seu trabalho com a turma.
Todos os alunos se mostraram motivados durante os exercícios de escrita e debate de ideias e muito empenhados na concretização do trabalho, que resultou num conjunto de frases, quadras e textos repletos de sentimento e significado.


Sem comentários:

Enviar um comentário