Entre título/corpo

22/11/2016

Os Direitos das Crianças

Foi na sexta-feira, dia 18 de novembro, que o nosso agrupamento teve o privilégio de receber uma comitiva da Amnistia Internacional Portugal, para duas sessões sobre os Direitos das Crianças, resultado de um trabalho conjunto entre o AEJM e o grupo local da AI - Grupo 36|Chaves.

De manhã, na escola Nadir Afonso, Pedro Pedrosa, do cogrupo sobre os Direitos das Crianças, conheceu os alunos das turmas 6.ºC, D e Ee, colocando-lhes questões simples sobre situações que acontecem diariamente, consigo ou das quais têm conhecimento através da comunicação social, provocou a reflexão e o diálogo sobre os direitos e deveres de cada um.
Ao longo da sessão os alunos colocaram, também, algumas dúvidas e perguntas e, no final, o Pedro transmitiu a sua experiência como voluntário num dos campos de refugiados na Grécia. Falou, particularmente, da situação das crianças refugiadas, vítimas de uma guerra que não provocaram e de leis feitas por adultos, que todos os dias são desrespeitadas.


À tarde, na escola Júlio Martins, Almeida dos Santos orientou uma sessão para as turmas 7.ºB, 7.ºF e 11.ºA. Expôs, através de uma apresentação multimédia, os direitos das crianças e respetivos referenciais, destacando as situações ilícitas, tão frequentes, e apontando meios e organismos a quem apelar para denúncia ou pedido de ajuda.
Após várias intervenções e esclarecimentos, deu-se por encerrada esta ação sobre os direitos das crianças que pretendia informar, promover o diálogo e a reflexão, fortalecer competências e, sobretudo, tornar os nossos alunos mais atentos e sensíveis a situações de violação dos direitos humanos.


Em nome do nosso agrupamento, agradecemos mais uma vez a disponibilidade e trabalho da Amnistia Internacional em prol da educação e dos direitos humanos.


Sem comentários:

Enviar um comentário