Entre título/corpo

22/11/2016

A Insustentável Leveza do Ser, de Milan Kundera, e Viagens Submersas, de Rui Sousa

Mais uma vez, no dia 22 de novembro, aconteceu um livro… A Insustentável Leveza do Ser, de Milan Kundera, e Viagens Submersas, de Rui Sousa

Perante um auditório concentrado e curioso, composto pelas turmas 12.ºA, B e C, foi com particular deleite que a professora Olívia Dias falou da obra kunderiana. Deu especial ênfase ao mito do eterno retorno, à dicotomia peso e leveza, explorando diversas temáticas pertinentes para a formação integral do aluno.

Por outro lado, ouviram, da boca do escritor e professor Rui Sousa, excertos da sua obra e ainda alguns poemas, que ele vai escreve a partir das suas vivências e da observação de situações quotidianas.
O tempo que se perde ganha-se e, por uma astúcia da razão, o caminho mais curto nunca é em linha reta” e, trazer os alunos da sala de aula e mostrar-lhes a importância do livro, relacionando e refletindo sobre saberes de várias áreas, foi muito gratificante e proveitoso.
Os alunos e professores gostaram muito desta combinação, entre dois autores tão diferentes e tão iguais, mas ambos com uma escrita ímpar e que, juntos nesta sessão tão bem orientada, despertaram nos presentes o desejo de voltar à leitura da obra destes escritores.



Obrigada, professora Olívia e professor Rui, por esta aula tão interessante e rica!



Sem comentários:

Enviar um comentário