Entre título/corpo

25/06/2021

Crescer a ouvir ler | A Carochinha e o Príncipe da Reciclagem

No âmbito da atividade “Crescer a ouvir ler e a contar histórias”, a biblioteca escolar da Escola Básica Santa Cruz Trindade, nos dias 14,15 e 16 de junho proporcionou às 5 turmas da Educação Pré-escolar mais uma história fantástica.

Esta história para além de ter sido fruto do resultado de uma adaptação  do livro A Carochinha e o João Ratão de Luísa Ducla Soares e de umas pesquisas realizadas na internet também teve como suporte o  tema aglutinador do PAA do agrupamento, “…um futuro sustentável!” , servindo como fonte inspiradora de mudança, numa tomada de posição coletiva e partilhada, na construção de um futuro melhor, servindo como um apelo para a participação e responsabilidade democrática face às exigências de carácter ambiental.

Todos  reconhecemos  a Carochinha como uma personagem limpinha e arranjadinha. Mas esta Carochinha para além de passar  o dia a limpar a sua casinha, também separava o papel, o plástico, o vidro e até a  latinha.  Um dia ao varrer, não encontra moedas de ouro, mas uma nota, que a vai ajudar a realizar o sonho de arranjar um marido que não podia ser porcalhão.


Dispensando pretendentes que não põem o lixo no contentor, que vivem na lixeira, na pocilga a comer o que calhar, a escolha da Carochinha recai sobre o Lobo, o Príncipe da Reciclagem, que deixou de ser mau, percorre o país a ensinar a separar, para a floresta salvar tendo-se revelado um bom cidadão, consciente da importância dos seus atos no ambiente e na transformação mais sustentável do espaço onde vive.


Esperamos, com esta história, ter incutido nas crianças a necessidade de adquirirem hábitos e comportamentos que valorizem a conservação da natureza, respeito pelo meio ambiente e que tenham compreendido a importância da reciclagem e da reutilização.

Sem comentários:

Enviar um comentário