Entre título/corpo

17/06/2021

Concurso Imagens Contra a Corrupção

                                    Com as trocas e baldrocas perdemos a identidade.

Criar na comunidade escolar espaços de reflexão relacionados diretamente com a corrupção e a fraude, explorando textos e estimulando a leitura, a criatividade e espirito crítico das crianças, foram os objetivos com que se partiu para a participação na 9.ª edição deste concurso. Participaram no concurso 153 escolas e foram apresentados 453 trabalhos.

Estiveram envolvidos os 24 alunos da turma do 3.ºB, da EBSCT, 4 professores em coadjuvação ao longo de  6 horas de trabalho, no domínio de Cidadania Desenvolvimento.

O trabalho resultou da exploração do conto “O macaco do Rabo Cortado”, de António Torrado. Em grande grupo, foram selecionadas as sequências representativas da sua atuação irrefletida. Os desenhos e a escrita de textos foram realizados pelos alunos, utilizando a técnica do desenho, o recorte e a colagem. No centro do cartaz situa-se a personagem principal inconstante, orgulhosa e incoerente, que desenvolve papéis de justiça e injustiça. Esta história ajuda crianças e adultos a refletir sobre as consequências das nossas ações e a forma como devemos seguir em frente sem nunca perdemos a nossa identidade, lutando contra a corrupção.

Parabéns pelo excelente trabalho apresentado e pelo vosso envolvimento neste desafio!



PNL | Desafios de leitura e escrita em meio digital

Aproveitando esta participação no concurso, a história “O macaco do Rabo Cortado”, de António Torrado, inserida no Plano Nacional de Leitura foi alvo de exploração por parte das quatro turmas de 3.º ano, da EBSCT, durante o período de confinamento.

Com o intuito de despertar os alunos para novas experiências foi organizada uma ficha de leitura em formulário e um quizz com 20 perguntas, contribuindo assim para a continuidade da prática pedagógica.

Obrigada aos pais/encarregados de educação que tão gentilmente  enviaram as fotos do trabalho dos seus educandos.



Sem comentários:

Enviar um comentário