No dia 21 de outubro, o grupo de alunos do 6ºD que frequentam o ensino articulado da música puderam fazer uma visita virtual à Ponte Romana sem sair da BE, uma vez que as condições atmosféricas não permitiram que visita fosse presencial.
O professor João Batista foi o guia desta visita, dando a todos os presentes uma verdadeira aula de história que nos fez viajar através do tempo.
“Chaves possui uma enorme riqueza patrimonial. Entre as múltiplas referências da História e Cultura locais sobressai, de forma evidente, a PONTE ROMANA.
Este monumento tem mais de 1900 anos.
Quando a Península Ibérica foi romanizada, Chaves (Aquae Flaviae para os romanos) tornou-se um lugar de grande importância por três razões fundamentais: as águas termais com poder relaxante e curativo; a centralidade económica para comercializar o ouro explorado na região e a fertilidade agrícola da veiga. Tal importância implicava a existência de vias de comunicação de dimensão adequada. Como charneira entre o litoral e o interior do Noroeste Peninsular, Chaves carecia de uma travessia do rio Tâmega.
A Ponte Romana cumpriu esse objetivo de forma exemplar: pela importância na ligação entre localidades romanizadas e pela dimensão significativa que adquiriu no contexto da elevação de Chaves (Aquae Flaviae) à dignidade municipal. Construída entre o final do século I e o início do século II, no tempo do Imperador Trajano, a Ponte Romana de Chaves retrata a grandeza do Império Romano e a sua implantação local.
O que vemos na atualidade permite vislumbrar a imponência primitiva da Ponte Romana: 4 metros de largura e 150 de cumprimento. Uma construção que, na época, mobilizou os flavienses e os deixou orgulhosos.
Hoje, a PONTE ROMANA é Monumento Nacional que dignifica a nossa História e reforça a nossa identidade.”
Após esta “visita” os alunos fizeram a leitura do conto “Os observadores da Paz” de Cristina Carvalho, que integra a obra KM0.
A Biblioteca Escolar agradece o contributo de todos os intervenientes, ficando à espera da próxima visita, seja presencial ou virtual.
Sem comentários:
Enviar um comentário