Entre título/corpo

01/06/2015

Ernesto - O Menino com Gaguez



Realizou-se no dia 27 de maio, pelas 9h30,  na biblioteca escolar, uma ação de sensibilização subordinada ao tema Gaguez / Disfluência  para os alunos das turmas do 2.ºD e 3.ºB organizada pelaTerapeuta da Fala do CRI APCVR, Magda Florêncio, em articulação com as professoras de Educação Especial da EBSCT.

Ao longo da sessão e através da leitura da história Ernesto - O Menino com Gaguez em Familia, os alunos tomaram consciência do que é a Disfluência, como sendo um problema de comunicação que resulta na interrupção do curso da fala.

Esta dificuldade manifesta-se através da repetição de sons, sílabas,  palavras, prolongamento de sons, bloqueio/ficar preso antes de começar a falar, fazer caretas, piscar de olhos, fazer movimentos com o corpo ao falar.

Aprenderam que quando alguém está a  gaguejar devemos:
- ter paciência e não fazer cara de zangado;
- não completar as frases, cada um é capaz de falar sozinho;
- não interromper quando se fala, é mais difícil continuar;
- não chamar nomes, nem brincar com a forma  de falar, porque deixa as pessoas tristes;
- não dizer para ter calma, falar devagar ou respirar, não adianta pois  é preciso tempo;
- não chamar gago…

Também foi importante saber que todos gaguejamos quando estamos contentes e queremos muito contar uma coisa a alguém; quando temos de fazer um discurso em frente a muitas pessoas, falamos ao telefone com uma pessoa importante ou quando estamos nervosos ou assustados com alguma coisa. Os intervenientes estiveram atentos e interessados, compreenderam a mensagem, deixando-se sensibilizar por ela.





Sem comentários:

Enviar um comentário