O dia 23 de abril, Dia Mundial do Livro, não podia ter sido comemorado de melhor maneira para os cerca de cem alunos do distrito de Vila Real que se deslocaram a Montalegre para participarem na prova da fase distrital do CNL. Foi um dia de intenso convívio e animação, com alguma dose de nervoso à mistura...
Estiveram representados, como de costume, os três agrupamentos de escolas de Chaves e o convívio entre os alunos selecionados começou logo de manhã, com a viagem de autocarro até Montalegre, prolongando-se pelo almoço piquenique nos arredores do castelo.
A tarde iniciou-se com as provas escritas, seguindo-se momentos de animação alusivos às tradições da região enquanto era aguardado o anúncio dos cinco finalistas de cada ciclo. As provas orais, que decorreram no auditório do pavilhão multiusos, foram o momento alto da iniciativa: espetáculo, animação, humor e ... muita sabedoria.
Embora não tenham conseguido chegar a finalistas, as três alunas que representaram o nosso agrupamento - Inês Soares Melo (7ºC), Joana Filipa Barrocas Lopes (8ºF) e Andreia Sá Gonçalves (11ºD) - deram o seu melhor, divertiram-se, festejaram o livro e a leitura, apoiaram os colegas e ficaram cheias de vontade de voltar para o ano e tentar chegar à final nacional.
De volta para Chaves, o autocarro vinha cheio de orgulho por trazer a vencedora da prova distrital do ensino secundário, aluna do Agrupamento de Escolas António Granjo.
Reportagem da TV Barroso
Sem comentários:
Enviar um comentário