PEPETELA |
Pepetela, de nome próprio Artur Pestana, nasceu em Angola, na província litoral de Benguela, a 29 de Outubro de1941. Descendente de uma família colonial os seus pais eram, no entanto, já nascidos em Angola.
É na sua cidade natal que Pepetela faz o ensino primário, depois parte para o Lubango, pois só aí era possível prosseguir os estudos e foi no Liceu Diogo Cão que Pepetela completou o ensino secundário.
Lisboa, 1958, foi o destino académico que se seguiu, no Instituto Superior Técnico que o autor frequentou até 1960 quando ingressa no curso de engenharia. Uma vez mais a mudança, desta vez para frequentar o curso de Letras apenas durante um ano, visto que, ainda em 1961, Pepetela faz a opção política que viria a mudar o rumo da sua vida e a marcar toda a sua obra, tornando-o um narrador de uma história de Angola que conhece, porque a viveu. Pepetela tornou-se militante do MPLA em 1963.
Quando abandona a vida política, Pepetela opta pela carreira de docente na Faculdade de Arquitetura em Luanda a dar aulas de sociologia...Nunca deixa de dar aulas embora se mantenha como escritor a tempo inteiro, até ter vindo para Lisboa em 1995 onde permanece até agora.
www.citi.pt/cultura/literatura/romance/pepetela/biografia
Livro recomendado:
Nesta obra, Pepetela utiliza os antigos mitos angolanos para criar uma história de amor num cenário de lutas em que, mesmo sem fazer referências a períodos históricos específicos, podemos acompanhar as guerras em Angola - tanto a revolução pela independência quanto a disputa fratricida entre Unita e MPLA - através dos olhos de personagens camponeses. 'Parábola do cágado velho' mostra que a mistura de culturas em Angola não se dá apenas nos grandes centros.
google.pt/books
Sem comentários:
Enviar um comentário