Entre título/corpo

21/05/2024

Encontro com a autora Matilde Neves e o ilustrador Júlio Jesus

   

No dia 20 de maio, Matilde Lopes Neves, natural de Chaves, visitou a EB Stª Cruz Trindade para falar da sua obra “O mercado das saudades”.

Matilde iniciou as sessões afirmando que tem um orgulho imenso da terra que a viu crescer e tornar-se adulta.

Socióloga de profissão, ao longo do seu percurso de trabalho, cresceu e aprendeu com os

outros, na educação, no respeito e na vontade de ser todos dias mais e melhor.

Teve oportunidade de desenvolver o seu trabalho em diferentes áreas, desde as crianças à terceira idade, passando pela formação de adultos e pela atenção aos jovens com deficiência ou incapacidade. Com todos eles aprendeu imenso sobre a entrega e os valores incondicionais do amor.

Nas horas vagas, coloca no papel um pouco do que sente dentro no seu coração agitado com os que ama e com o mundo!

Esteve também presente o ilustrador da obra, Júlio Jesus, natural de Chaves, professor do Ensino Básico na variante de Educação Visual e Tecnológica.

Neste momento é autarca Local, na Junta de Freguesia de Santa Maria Maior em Chaves. Tem uma vasta experiência na área social, apoiando a inclusão e ocupação de pessoas socialmente vulneráveis.

Colabora ativamente em projetos de voluntariado e no seu tempo livre, usa a tela para dar expressão ao seu talento.

O diálogo à volta do livro foi dirigido para todos os alunos do 1.º Ciclo.

Os encontros com autores e ilustradores são iniciativas de grande importância porque proporcionam um contato direto com os criadores das histórias e ilustrações que fazem parte do seu quotidiano escolar, despertando nos mais pequenos um maior interesse pela leitura e pela escrita.

Ao conhecer os autores, as crianças têm a oportunidade de descobrir o processo criativo por trás dos livros que leem, entendendo que as histórias nascem de ideias e experiências que podem ser muito semelhantes às suas próprias.

Ao interagir com os ilustradores, os alunos percebem como as imagens são criadas e como estas complementam e enriquecem as narrativas, estimulando a sua criatividade e habilidades artísticas.

Esses encontros também incentivam o desenvolvimento de competências linguísticas e críticas, pois as crianças são encorajadas a fazer perguntas, a expressar as suas opiniões e a refletir sobre os temas abordados nos livros.

   


Sem comentários:

Enviar um comentário