Entre título/corpo

04/07/2022

Leitura orientada em sala de aula e na biblioteca escolar

 Ao longo do ano letivo, nas salas de aula do AEJM decorreu leitura orientada em sala de aula e também na BE da Escola Básica de Santa Cruz Trindade.

Enquadrada na Ação Escola a ler, compromisso assumido pelo Agrupamento em março, após avaliação realizada junto dos docentes que lecionam Português, desde o 1.º ao 12.º ano, constatou-se que a maioria das turmas realizou leitura orientada em sala de aula, articulada ou não com atividades de escrita. A periodicidade com que decorreu essa leitura orientada foi de uma hora por dia, no 1.º ciclo, e nos ciclos seguintes de 1 hora por semana em 45,5% das turmas; mais de uma hora por semana em 36,4% das turmas e menos de uma hora por semana em 18,2% das turmas.

Os alunos leram diferentes géneros, tendo sido privilegiados os textos dos manuais escolares (100%); seguidos de contos; ficção, poesia e teatro.

Para decidir o que ler com os seus alunos, os docentes apoiaram-se nos livros recomendados pelo PNL2027, selecionando-os de entre as obras existentes na biblioteca escolar, e alguns referiram nem sempre o terem feito.

As sessões "Vou levar-te comigo!", de requisição domiciliária na biblioteca escolar, foram agendadas pela maioria dos docentes, que o fizeram semanalmente, no 1.º ciclo, e quinzenalmente, mensalmente ou trimestralmente nos ciclos seguintes. Na escola sede uma elevada percentagem dos docentes não procedeu ao agendamento de nenhuma sessão.

Nas turmas do ensino secundário, a maioria dos docentes implementou trimestralmente nas suas turmas o Projeto Pessoal de Leitura, registando-se por aluno a leitura de menos de 5 obras. 

Sem comentários:

Enviar um comentário