Entre título/corpo

04/07/2022

Ler na Biblioteca | Crescer a ouvir ler e a contar histórias

Crescer a ouvir ler e a contar histórias contribui para o aumento das capacidades da linguagem oral, do desenvolvimento do cérebro e eleva os níveis de literacia ao longo de uma vida.

Quinzenalmente, ao longo do ano letivo, as turmas do pré-escolar da Escola Básica de Santa Cruz Trindade, saiam das suas salas e dirigiam-se à biblioteca escolar para assistirem a leituras muito diversificadas e animadas, muitas delas relacionadas com as unidades didáticas abordadas em sala de aula, ajudando ao desenvolvimento da memória, da capacidade de atenção e compreensão. 

Os alunos do Pré-Escolar e 1º Ciclo do meio rural também foram presentados, uma vez por mês, com esta atividade. Para tal,  a Biblioteca Escolar,  da Escola Básica Santa Cruz Trindade, saia do seu espaço e deslocava-se até às escolas do meio rural para proporcionar aos alunos, as mesmas oportunidades, numa perspetiva “de todos e para todos”

Foram realizadas 84 sessões, que de forma ativa promoveram o livro e a leitura.

Está comprovado que ouvir ou ler histórias é muito mais que um grande prazer, é estimular o gosto pela leitura, é abrir novas possibilidades de descoberta e de apreensão do mundo em que vivemos, de abrir portas para novas ideias, sonhos e invenções. 




Sem comentários:

Enviar um comentário