Entre título/corpo

30/05/2019

LXIII Encontro de Leitura | 3.ª Paragem de Leitura Todos aLer+2027


No dia 25 de maio, de cada ano, comemora-se o "Dia Internacional das Crianças Desaparecidas”. 
O propósito da data é encorajar a população e a comunicação social a reflectir sobre todas as crianças que foram dadas como desaparecidas na Europa e no Mundo, e espalhar uma mensagem de esperança e solidariedade a nível internacional para com os pais e famílias que vivem este problema…Pretende-se que este dia seja lembrado em todos os lares de todos os países em que seja necessária esperança para enfrentar este problema tão devastador (IAC- Instituto de Apoio à Criança).
Foi com este propósitos que se realizou a 3.ª Paragem de leitura Todos aLer+2027.


Encontro de Leitura

E,  neste âmbito, foi escolhido o tema do LXIII Encontro de Leitura “Sonho de Menino”, realizado na EB de Bustelo, no dia 24 de maio, às 21 horas.
Abraçada esta causa, com muito amor e carinho, os alunos da escola elaboraram os seus próprios textos, onde expuseram os seus pensamentos  e os seus sonhos.
Ainda, durante o serão,  foram lidos poemas e textos de vários autores e relatos de vida, por diferentes  leitores. E como vem sendo hábitos, marcaram presença os Jogralitos com duas dramatizações.
A mensagem de Malala lida pela professora titular de turma, na abertura do encontro,  foi tão  importante que fica aqui a sua transcrição:

Aqui estou eu…uma rapariga entre muitas
Falo - não só por mim, mas também por todas as raparigas e rapazes
Ergo a minha voz – não apenas para poder gritar, mas também por aqueles cuja voz não pode ser ouvida
Aqueles que lutaram  pelos seus direitos:
O seu direito de viver em paz
O seu direito de ser tratados com dignidade
O seu direito à igualdade de oportunidades
O seu direito à educação.
Uma criança, um professor, uma caneta e um livro podem mudar o mundo.
(In Malala’s speech at UN)

Obrigada  por partilharem connosco todas estas belas mensagens, por contribuírem para a reflexão sobre os problemas das crianças e espalhar uma mensagem de esperança e solidariedade.
Um bem-haja a todos!



Sem comentários:

Enviar um comentário