Entre título/corpo

08/05/2019

As plantas na épica e lírica camoniana


No dia 30 de abril, no último bloco da manhã, realizou-se na escola Júlio Martins uma palestra sobre “As plantas na épica e lírica camoniana”, pelo Dr. Jorge Paiva, biólogo da Universidade de Coimbra.
Esta ação, organizada pelo GTBEC, foi destinada a todos os alunos do 10.º ano e realizada em colaboração com os docentes da área de Biologia, enquadrando-se nos programas curriculares de Biologia e de Português.
Perante um auditório repleto, o orador conduziu, através das plantas, alunos e professores pela obra poética de Camões. Baseando-se nos seus conhecimentos, nas suas viagens de investigação e na biografia do autor, o Dr. Jorge Paiva situou vários excertos da obra camoniana, de acordo com as plantas referidas, no Baixo Mondego, no Tejo ou na Ásia. Ilustrando o seu discurso com as imagens das várias espécies mencionadas, as palestras foram ainda enriquecidas com a mostra de sementes, sempre num registo muito bem-disposto e irónico, conquistando as risadas dos presentes.No final, o Dr. Jorge informou que a sua mais relevante ação de caráter cívico se prende com o que diz ser o maior dos problemas do nosso planeta: a educação para a importância da biodiversidade. Alertou e sensibilizou os jovens para o seu papel neste âmbito e para a necessidade de serem cidadãos críticos face aos media, pois os problemas ambientais são gravíssimos e afetam já o futuro desta geração.
A avaliação, por parte de quem assistiu, foi excelente pois esta ação permitiu encontrar outros sentidos no mundo repleto de plantas que é a obra camoniana. Certamente, agora, todos estão mais capacitados para analisar, de forma diferente, a obra poética de Camões após a reflexão suscitada pela palestra.
O nosso agradecimento ao Dr. Jorge Paiva pela sua disponibilidade em deslocar-se à nossa escola para partilhar os seus conhecimentos e por toda a sua ação no âmbito da atividade cívica, cultural e ambiental.

Sem comentários:

Enviar um comentário