Entre título/corpo

14/12/2018

Encontro com a escritora Raquel Ramos


No dia 4 de dezembro o nosso agrupamento recebeu a visita da escritora Raquel Ramos.
 
Numa 1.ª sessão, na biblioteca da escola Dr. Júlio Martins, decorreu o encontro com os alunos do 8.º ano, turmas A, B e D, que trabalharam em Educação para a Cidadania vários temas abordados nas suas obras Diário de Ana Joana: 12 anos, 1,36 m de altura e Diário de Ana Joana: 13 anos e 30 moinhos de vento. A partir da leitura de um conjunto de excertos, os alunos debateram em sala de aula questões relacionadas com sexualidade e crescimento, direitos humanos, relações interpessoais, bullying, participação na vida da escola,… Posteriormente, realizaram trabalhos de escrita, de ilustração e fizeram entrevistas à comunidade, para aprofundamento desses conteúdos.
Ao longo da sessão, Raquel Ramos respondeu a algumas questões que os alunos lhe colocaram e que pretendiam conhecer melhor a autora e a sua escrita.

Após este encontro, a autora dirigiu-se ao Auditório do Centro Cultural, para assistir ao musical realizado pelos alunos e professores da Escola Nadir Afonso. No âmbito das comemorações do Dia do Patrono, foi levada a palco uma adaptação da sua obra Nadir Afonso, o pintor de cidades geométricas. Este trabalho interdisciplinar envolveu competências de áreas diversas, como a música, a educação visual e tecnológica e o português.
Durante cerca de 1 hora, pela voz das 3 personagens principais e por uma narradora, ficamos a conhecer melhor o Mestre Nadir Afonso: espaços que percorreu, estudos que realizou, pessoas que marcaram a sua vida, obras que executou, … tudo enriquecido por cenários e imagens alusivos e pela música cantada por um coro de cerca de 60 alunos da escola.  
No final, a escritora subiu ao palco para agradecer a todos os que realizaram este excelente trabalho, de trazer à cena a sua obra, e para dialogar com os alunos do 2.º ciclo que traziam várias perguntas preparadas e que quiseram saber as respostas. Terminou este dia especial com a escritora a autografar várias obras dos seus leitores.





Sem comentários:

Enviar um comentário