No âmbito da semana dos Afetos, duas turmas da escola Nadir Afonso, estiveram envolvidas numa atividade de música, leitura e escrita. A proposta partiu da biblioteca escolar, que desafiou quatro alunos do 6º B para darem vida à história “A grande fábrica de palavras” de Agnès de Lestrade e Valeria Docampo da editora Paleta de Letras.
A atividade iniciou-se com um momento musical proporcionado por todos os alunos do 6º B. De seguida, o Guilherme vestiu-se de fábrica de palavras, o Alexandre de Filipe, a Marta de Sara e o Gonçalo de Óscar, e não só cativaram todos os alunos como contagiaram também os adultos presentes com a magia e a poesia das palavras que lançavam no ar.
No final, foi proposto aos alunos do 5.º E construírem frases partindo de palavras que lhes foram distribuídas, estando todas elas relacionadas com os afetos que, posteriormente, apresentaram a todos os presentes.
Os resultados foram surpreendentes e o mais importante de todos foi que aprendemos que o amor não é feito das palavras que o rodeiam, mas dos sentimentos e do significado que depositamos em cada uma delas.
Agradecemos aos professores Heitor Reis e Carlos Ribeiro assim como às duas turmas participantes porque sem elas nada disto seria possível.
Sem comentários:
Enviar um comentário