Entre título/corpo

31/01/2014

Articulação entre ciclos - Leituras animadas


Biblioteca Escolar da Escola Básica de Santa Cruz Trindade

No dia 28 de janeiro, por volta das 9:30h, a turma do 4.º E foi à Biblioteca ler a história O Caso dos rabos trocados à turma da sala 3 do pré-escolar.
O Tiago João foi o leitor de serviço. Todos os meninos estiveram muito entusiasmados e atentos a ouvir a história que falava sobre o porquê dos cães cheirarem o rabo uns dos outros.
No fim da história, o Tiago João mostrou as gravuras do livro e fez perguntas aos meninos mais pequenos.
A seguir, os professores fizeram também algumas perguntas sobre temas relacionados com a história.
Finalmente, os meninos mais pequenos agradeceram aos maiores. Foram momentos bem passados.



Ler e ouvir ler, numa partilha de experiências enriquecedora e proveitosa foi o objetivo fundamental desta atividade. Na tarde do dia 28 de janeiro, os alunos do 5.º A da Escola Nadir Afonso, acompanhados pelas professoras Beatriz Martins e Isabel Pires, deslocaram-se à biblioteca para aí oferecerem uma sessão de leitura animada da obra Girafritz aprende uma lição, da autoria da escritora Manuela Mota Ribeiro, aos alunos do 1.ºB e 1.ºD.
Os alunos do 5.º ano apresentaram uma leitura muito apelativa, em trechos alternados e com apresentação de imagens que muito cativaram os pequenos ouvintes. Estes mostraram-se sempre muito interessados, atentos e divertidos.
Ficou a promessa de, numa próxima oportunidade, serem os alunos do 1.º ano a visitar esta turma na Escola Nadir Afonso e, da mesma forma, lhes oferecer as suas leituras.

Biblioteca Escolar da Escola Nadir Afonso

Aproveitando a boa prática iniciada com as turmas de 1.º ciclo, os alunos do 5.ºA repetiram o êxito da experiência, no dia 29 de janeiro, às 11.00h, no decorrer da atividade letiva de Educação Musical, com a professora Conceição Capela.
A leitura animada da obra Girafritz aprende uma lição, teve como ouvintes as crianças do jardim-de-infância de Vila Verde da Raia.
Os alunos mostraram-se mais confiantes e estavam encantados com a atenção que os mais pequenitos lhes prestavam.
Concluíram a apresentação com a entoação de uma canção, acompanhada de uma pequena coreografia.
Seguidamente, as crianças do pré-escolar, partindo da história contada pelos colegas, fizeram um trabalho de expressão plástica orientado pela A.O. Maria José Costa.


Sem comentários:

Enviar um comentário