Entre título/corpo

28/10/2013

XXI Encontro de Leitura, em Bustelo

Quem esteve presente pôde confirmar que não poderia ter começado melhor o ciclo de Encontros de Leitura do ano letivo 2013/2014, cujo primeiro aconteceu na sexta-feira, 25 de outubro, na EB 1 de Bustelo.


O tema escolhido associou leitura e alimentação, Somos o que lemos …e o que comemos?!?, e foi visível a importância de uma e outra nas vidas destes leitores. As docentes que abriram a escola a este Encontro deram as boas-vindas aos presentes e, como exercício de preparação da voz para as leituras seguintes, convidaram todos a cantar o Hino da Alimentação, que faz parte de um projeto que a escola está a desenvolver e ao qual pretende concorrer a nível nacional.

De seguida, deu-se a vez às crianças da educação pré-escolar que disseram lindos poemas sobre os seus frutos preferidos e, os mais ousados, até contaram histórias transmitidas pelos seus familiares. Posteriormente, os alunos do 1º ciclo da escola anfitriã leram textos e poesias, da sua própria autoria, e seguiram-se outras participações, de alunos de outras escolas e níveis de ensino do agrupamento. Houve, ainda, espaço para os pais e professores e para uma convidada especial, a Sr.ª D. Teresa, uma avó contadora de histórias, histórias estas ouvidas nos seus tempos de menina.




No final, o serão continuou à volta de um chá quentinho e de algumas iguarias trazidas pelas mães, alternadas com conversas e elogios, não só ao que se ouviu mas também à decoração da sala onde decorreu o evento, pois além dos trabalhos feitos pelos alunos da escola, alguns foram trazidos propositadamente por abordarem o tema e foram realizados pelos alunos do ensino especial da escola Nadir Afonso, num projeto de colaboração com a biblioteca escolar. 


Sem comentários:

Enviar um comentário