Semana da Leitura 2025
De 28 de março a 4 de abril de 2025, o Agrupamento de Escolas assinalou, com grande entusiasmo, a Semana da Leitura. A abertura decorreu na Escola Dr. Júlio Martins, com o LXXXIX Encontro de Leitura subordinado ao tema “Camões, Engenho e Arte”, dando o mote para uma semana dedicada à celebração da leitura, da criatividade e do envolvimento de toda a comunidade educativa.
Ao longo da semana, desenvolveram-se diversas atividades que envolveram cerca de 1894 alunos, 38 docentes e 32 familiares, entre pais, avós e outros membros da família, criando uma verdadeira festa da leitura.
Realizaram-se atividades diversificadas como, tais como: encontro, virtual, com o autor Sérgio Franclim, que apresentou a sua obra Camões | As Aventuras e Desventuras de um Poeta Épico; sessões simbólicas como “Ler na Cadeira do Rei”, contos dinamizados pela contadora de histórias Mimi e desafios criativos como “Estórias em Tecido”, que promoveram a articulação entre literatura e expressão artística.
Houve ainda dramatizações de fábulas, como “A Cigarra e a Formiga”, leituras inclusivas com a história O Lobo que Queria Mudar de Cor, apresentada em Língua Gestual Portuguesa pelos docentes de Educação Especial, bem como leituras em família, dinamizadas pelas próprias turmas.
No âmbito da promoção da saúde oral, realizou-se a atividade “O Reino da Boca Saudável”, dinamizada pela UCC Chaves 1, onde as crianças ouviram histórias temáticas e visualizaram o filme A Lenda do Reino dos Dentes, da Colgate.
A leitura foi também vivida através da atividade “Os grandes leem aos pequenos”, promovendo a interação entre turmas, e com a Paragem de Leitura “Camões, Engenho e Arte”, que envolveu toda a comunidade escolar em simultâneo.
Realizou-se ainda a prova oral da 1.ª edição do Concurso Concelhio de Leitura de Chaves, que envolveu alunos dos 1.º, 2.º e 3.º ciclos dos Agrupamentos do concelho.
Ao longo da semana, realizaram-se leituras partilhadas entre turmas e escolas do agrupamento, proporcionando momentos de contacto com diferentes vozes, estilos e experiências leitoras.
O impacto desta semana foi notório, com benefícios evidentes ao nível da compreensão leitora, da expressão oral e do gosto pela leitura.
A diversidade de propostas permitiu aos alunos contactar com múltiplas formas de ler, sentir e partilhar histórias, fortalecendo laços entre alunos, professores, famílias e outros.
Sem comentários:
Enviar um comentário