Entre título/corpo

07/04/2025

Concurso Concelhio fomenta o interesse pela leitura em Chaves

O auditório da Escola Profissional de Chaves recebeu na quinta-feira, 03 de abril, a final da 1.ª edição do Concurso Concelhio de Leitura de Chaves, organizado pelo Grupo de Trabalho das Bibliotecas Escolares de Chaves (GTBEC), com o apoio da Rede de Bibliotecas Escolares e Câmara Municipal de Chaves . Participaram nesta ‘competição’ alunos dos três agrupamentos de escolas do concelho flaviense.

Depois da prova escrita realizada em fevereiro, 16 equipas seguiram para a fase final que decorreu na quinta-feira, 03 de abril, no auditório da Escola Profissional de Chaves. Após a prova oral, constituída por três partes, foram conhecidos os vencedores de cada escalão.


A equipa ‘Aventureiros da Leitura’, da Escola Básica de Santa Cruz Trindade, do Agrupamento de Escolas Dr. Júlio Martins, foi a vencedora do 1.º escalão que abrange alunos do 1.º ciclo (3.º e 4.º anos). Inês Antunes, representante da equipa, revelou ao Jornal de Chaves que o grupo não esperava vencer a prova. “Não pensei mesmo que isso fosse acontecer, mas aconteceu”, disse Inês de apenas oito anos.

No segundo escalão (2.º ciclo dos 5.º e 6.º anos) venceu a equipa ‘Cubos Mágicos’, com alunos da EB2.3 Nadir Afonso, também do Agrupamento de Escolas Dr. Júlio Martins. Tomás Alves mostrou-se muito satisfeito pelo prémio. “Não estávamos nada à espera. Pensamos que íamos ficar em terceiro ou que não íamos receber diploma, mas aconteceu de repente e foi tudo muito bom sim”.

A Escola Fernão de Magalhães conquistou o primeiro lugar do terceiro escalão que abrange alunos do 3.º ciclo (dos 7.º e 8.º anos). A equipa ‘Os Leitores’ foi a mais pontuada pelo júri, presidido por Tiago Ribeiro, da produtora INDIEROR. Inês Nogueiro, em representação do grupo, destacou a importância do concurso. “É bom porque ajuda na evolução a nível académico. A leitura é realmente um ato bastante bom e ajuda também a nível social”, disse a aluna do 8.ºano do Agrupamento de Escolas Fernão de Magalhães. (...)

 “Este concurso foi dividido em duas fases. A primeira realizou-se em cada escola, uma prova escrita, que contou com cerca de 318 alunos. Depois decorreu a prova final em três momentos. Um primeiro momento que consistia em ler um excerto da obra trabalhada por escalão. Depois, a partir da leitura que cada elemento da equipa fazia, havia uma prova de argumentação que era o ‘Convence-me’. O terceiro momento decorreu de tarde. Havia um conjunto de indícios que eram dados ao terceiro elemento [da equipa], que ainda não tinha prestado prova e, embora podendo ser ajudado pela equipa, eram três questões que teria que responder na chamada prova ‘Adivinha-me’ ”, disse José Carreiro (...), que fez um balanço “positivo” da primeira edição do concurso. O representante do GTBEC acredita na importância de dar continuidade à iniciativa e estender nas próximas edições aos alunos dos 2.º e 9.º anos.

A 1ª edição do Concurso (...) procura fomentar o interesse e o prazer da leitura, melhorar a competência leitora, a expressão oral e escrita e a capacidade discursiva e argumentativa dos alunos.

 

CLASSIFICAÇÃO FINAL DAS EQUIPAS

1.º ESCALÃO

   Aventureiros da Leitura – 1.º lugar

   O rei – 2.º lugar

   3 Amigos – 3.º lugar

   Inteligência Máxima – 4.º lugar

2.º ESCALÃO

   Cubos Mágicos – 1.º lugar

   Os Nobres Leitores – 2.º lugar

   Lemica – 3.º lugar

   Special Team – 4.º lugar

  As Estrelas da Leitura – 5.º lugar

   Os destemidos – 6.º lugar

3.º ESCALÃO

   Os Leitores – 1.º lugar

   Os Macacos da Biblioteca – 2.º lugar

   LaViLu – 3.º lugar

   DaJoLex – 4.º lugar

   As Íris – 5.º lugar

   Batatas Fritas – 6.º lugar

 




 

Sem comentários:

Enviar um comentário