Entre título/corpo

22/06/2024

Espetáculo interativo – O coelho das orelhas azuis

 


     O espetáculo interativo, O coelho das orelhas azuis, inspirado no texto original de Max Bollinger, foi realizado no dia 19 de junho no polivalente da Escola Básica Santa Cruz Trindade, para todas as crianças do pré-escolar e alunos do 1.º Ciclo do Agrupamento.

Este caracterizou-se por uma participação ativa das crianças no desenrolar da história. Estas foram convidadas a representarem as várias personagens individuais e coletivas do conto e assumiram também outras funções e papéis, nomeadamente como executantes das sonoridades que acompanharam momentos específicos da dramatização, proporcionando-lhes uma experiência única e cativante.

Aos elementos da companhia do Teatro Aramá, coube a narração e a condução da realização do espetáculo. Deste modo, as crianças experimentaram um duplo papel: o de atores e o de espetadores.

Ao longo de todo o espetáculo as crianças envolveram-se de uma forma dinâmica e divertida, transformando este teatro numa aventura inesquecível e educativa.

Ao verem-se refletidos nas personagens e nas situações apresentadas, as crianças desenvolveram empatia e aprenderam uma importante lição de vida de forma natural e animada, “o aceitar-se como realmente se é.”

13/06/2024

Mentes ativas, mãos criativas: as produções!

 

Sempre que surgiu a oportunidade, os nossos alunos da EBNA são aliciados a criar, a produzir coisas.

Face à proposta, nem sempre se mostraram muito empolgados, mas depois de verem ideias/ imagens e produtos concluídos por outros colegas, feitos com os materiais disponíveis, lá embarcaram na aventura.

Este ano, a biblioteca apostou na recolha de diversas peças e objetos que, após alteração, pudessem servir outros propósitos, de acordo com os seus incentores/ criadores.

E, de facto, houve bonitas surpresas, como poderão observar pelas imagens!

Latas revestidas com lã, tecido e pinturas, para enfeitar ou guardar as mais variadas coisas; pedras coloridas que poderão ser pesa-papéis ou decoração do quarto/ escritório; quadros com caricas; pulseiras feitas com papel de revista…

No próximo ano, haverá um reforço ao nível dos materiais e, certamente, teremos muitas outras produções interessantes para vos mostrar. 

Até lá, aproveitem as férias para serem criativos e contagiar outros com esta ideia, à vossa volta!


Mentes ativas, mãos criativas nas atividades de articulação com os alunos do 4.º ano

 

Nos dias 11 e 13 de junho a equipa da biblioteca Nadir Afonso mobilizou-se para dar as boas-vindas aos alunos do 4.º ano das escolas do agrupamento e escolas privadas da cidade.

À semelhança dos anos anteriores, os grupos de alunos circulam rotativamente pelos vários espaços escolares e são envolvidos em atividades variadas, de modo a mostrar um pouco daquilo que a escola faz e oferece, no âmbito das dinâmicas das diferentes áreas curriculares ou extracurriculares.

A biblioteca, que também é um espaço de produção e criação, aproveitando a atividade que implementou este ano - Mentes ativas, mãos produtivas – propôs que os alunos pusessem mãos à obra e criassem uma pulseira com papel de revista.

Com todos os materiais necessários distribuídos pelos grupos de trabalho, foi um sucesso vê-los, a todos, seguir as orientações e a exemplificação de como fazer uma pulseira, dadas pelos membros da equipa da biblioteca.

No final, os alunos levaram consigo uma bonita pulseira e o saber-fazer, para replicarem em casa com os familiares e amigos, durante as férias que se aproximam.  

Espetáculo Interativo - O coelho das orelhas azuis


 

10/06/2024

Encontro presencial de apresentação dos trabalhos da Academia Júnior eTwinning

Como forma de encerrar os trabalhos da AJE, mais concretamente do projeto eTwinning “InterAJE” os alunos inscritos nesta academia e membros do projeto realizaram um encontro presencial, no dia 7 de junho, numa das escolas parceiras, o colégio Júlio Dinis, no Porto.

Salienta-se que a biblioteca divulgou, no início do ano letivo, este espaço de ocupação dos tempos livres, com aprendizagens ativas, no qual se inscreveram 22 alunos de 2 turmas, 7.º e 8.º B, que reuniram todas as semanas, num bloco de 45 minutos e, além de responderem a vários desafios lançados pelas professoras, individualmente ou em grupo, envolveram-se na apresentação dos mesmos em eventos do agrupamento: Dia da Europa e Festival da canção.

E, apesar do pouco tempo disponível, integraram com interesse um  projeto eTwinning, com 3 outras Academias Júnior eTwinning de Barcelos, Penafiel e Porto, culminando com a realização de um encontro presencial com nesta última escola parceira, onde se conheceram pessoalmente, apresentaram alguns trabalhos realizados e partilharam interesses e experiências.


Esta atividade teve impacto nos alunos envolvidos, que usaram a biblioteca escolar autonomamente e em contexto de aprendizagem colaborativa, tirando partido dos seus recursos: pesquisando, criando textos, usando ferramentas digitais e média, para produzir e comunicar, de forma mais proficiente e com intencionalidades específicas.

Aproveitando a ida ao Porto, juntaram-se a este grupo os alunos do Clube Solidariedade e Cidadania Inclusiva, também de frequência autónoma na EBNA, e realizaram uma visita ao 3D FunArt Museum, onde puderam interagir com os cenários, usar o telemóvel e serem curiosos e criativos, brincando com as imagens 3D e as ilusões de ótica.

Foram momentos muito divertidos, para alunos e docentes, onde a criatividade e a diversão não faltaram, e uma oportunidade excelente de constatar a responsabilidade, o respeito e os laços de amizade entre todos.

 

07/06/2024

As turmas 7.ºB e 7.ºC concluíram o projeto eTwinning "Grandir avec le français!”, com o apoio da biblioteca

 Os alunos envolvidos no projeto “Grandir avec le français!” terminaram o produto final planificado, cantaram juntos com todos os colegas das escolas parceiras a canção “Ensemble”, um hino à francofonia.

 

Após realização de diversas tarefas, a pares ou individualmente (apresentações individuais; jogo da netiqueta; recolha e leitura de lengalengas em língua francesa para assinalar o Dia Europeu das Línguas; videoconferência entre parceiros para partilhar tradições natalícias; captura de imagens da Chandeleur, treino e gravação da canção Ensemble, navegação no Twinspace para análise e conhecimento de trabalhos dos parceiros), os grupos de trabalho elaboraram os seus produtos, que foram partilhados na plataforma do projeto para análise e apreciação de todos.

Alguns dos trabalhos realizados foram divulgados no agrupamento/ comunidade: no sarau multicultural Línguas em ação, no Dia da Europa e na sessão de apresentação da Escola à equipa da Avaliação Externa.

Para concluir o projeto, responderam a um questionário de avaliação final, onde ficou visível o interesse e impacto que atribuem ao trabalho desenvolvido, bem como o desejo de avançar para um intercâmbio entre escolas, no próximo ano letivo.



06/06/2024

Garrafa na escola acaba no mar!


O Clube Solidariedade e Cidadania Inclusiva, que funcionou na biblioteca da escola Nadir Afonso, todas as segundas-feiras, desde outubro até junho, está muito orgulhoso do seu trabalho.

Além de outras iniciativas em que se envolveram, os alunos resolveram atuar perante algo que observaram acontecer na escola: todos os dias são compradas muitas garrafas de água, de plástico, e depois lançadas no lixo. Ora, sensíveis às questões ambientais e de gestão consciente dos recursos do nosso planeta, propuseram-se recolher todas as garafas, durante os 2.º e 3.º períodos, e criar algo que levasse toda a comunidade a pensar sobre os seus gestos quotidianos e as consequências futuras.

E foi assim que surgiu uma escultura de baleia azul, um verdadeiro trabalho interdisciplinar e colaborativo: Cidadania, educação visual, educação tecnológica, biblioteca escolar e docentes e assistentes operacionais, de modo a garantir a “segurança” da baleia!

Os membros deste clube esperam sensibilizar toda a comunidade para a importância da redução do plástico de uso único, pois “Garrafa na escola acaba no mar!”


2.ª Sessão online | Transformar a educação: das ideias à ação!

No dia 6 de junho, entre as 11h30 e as 13h00, decorreu a segunda sessão online prevista no âmbito da iniciativa Transformar a Educação: Das ideias à ação!, onde participa o nosso Clube Solidariedade e Cidadania Inclusiva, da escola Nadir Afonso.

Tal como aconteceu em fevereiro, os alunos Daniel M. e Martim G., do 5.ºD, eleitos pelos colegas para representar a escola, estiveram presentes na reunião e, juntamente com os 16 colegas de 8 outros escolas/ agrupamentos (Alcobaça, Gondomar, Sintra, Sesimbra) discutiram as ações implementadas nas suas escolas e os resultados obtidos nas comunidades onde se encontram a estudar, referentes aos  temas: aprendizagem digital, igualdade de género, educação ecológica e educação inclusiva.

O trabalho dos nossos alunos abarca as duas últimas temáticas e o Daniel e o Martim expuseram muito bem tudo o que desenvolveram ao longo do ano, juntamente com a sua diretora de turma, professora Fernanda Gonçalves, estando um dos projetos em fase de conclusão. 

No final, destacaram o gosto que lhes deu terem integrado este clube e terem tido uma voz ativa na escola e nas atividades que fizeram e referiram ter apreciado muito as duas sessões em que participaram e as ideias que ouviram, trazidas pelos colegas, pois poderão usá-las, adaptando-as à escola no próximo ano letivo.

 

Na EBSCT, a turma 3.ºB envolveu-se pela 1.ª vez num projeto eTwinning

Com um tema muito atual, a docente de Inglês, Glória Pessoa, envolveu a turma do 3.ºB, da EBSCT, no projeto etwinning “Olympic Games 2024” que decorre entre março e junho.

Ao longo do projeto, cuja língua de trabalho foi o Inglês, houve planificação e concretização de um conjunto de atividades muito diversificadas, o que exigiu articulação e trabalho colaborativo entre vários docentes: professora titular Elisabete Cunha, professoras bibliotecárias e professor de Educação física António Costa.

Foi um projeto muito rico que  desenvolveu nos alunos a comunicação em Inglês em contexto real, da oralidade e escrita, e ainda ao nível das Expressões, Estudo do Meio e da Cidadania, através das seguintes atividades: criação de uma mascote do projeto e concurso entre escolas para eleger a melhor; realização de um poster sobre os benefícios do desporto; criação de nuvens de palavras sobre os valores olímpicos; gravação de um vídeo para mostrar aos colegas europeus um jogo ou modalidade e suas regras; acróstico corporal com letras do título do projeto; encontro online dos alunos europeus, onde se conheceram e jogaram um jogo entre equipas, sobre os atletas, factos e curiosidades olímpicas que cada parceiro tinha pesquisado; revista digital que reuniu os atletas olímpicos escolhidos por cada país.



Houve um trabalho consistente entre os docentes da escola, com a biblioteca, e com os parceiros europeus, de modo presencial e online, no Twinspace, no grupo Facebook criado para docentes e nas reuniões realizadas online, que contribuiu não só para o aumento de competências dos alunos a vários níveis (língua estrangeira, cidadania, expressões) mas sobretudo para o gosto e entusiasmo com que os alunos se envolveram nas propostas de trabalho, e estes fatores foram determinantes para os bons resultados obtidos na avaliação final realizada por todos os parceiros.


04/06/2024

Referencial Aprender com a Biblioteca Escolar - abril depois de abril

Trabalhos de pesquisa no âmbito da temática - 50 anos de Abril - abril depois de abril, elaborados pelos alunos do 3.º ano da EB Santa Cruz Trindade
 
 

Ler para aprender e ser - Histórias Robóticas

Com o recurso “As abelhinhas robô” fornecido pelo CRTIC, os alunos, partindo de um cenário pré-definido, criaram, em grupo, histórias com itinerários. Depois, programaram as abelhas para seguirem os itinerários definidos em cada história.

 Pretendeu-se, com esta atividade, introduzir a programação robótica, trabalhando a construção de histórias orais, a localização espacial, a lateralidade, o espaço, a criatividade e o trabalho de grupo.

Histórias Robóticas

03/06/2024

Ler para aprender e Ser – Histórias lidas pelos alunos do 1.º ano

 


Após se desenvolver a atividade Vou levar-te comigo! - Viagem através dos livros!, propôs-se aos alunos do 1.º ano que escolhessem um livro e o lessem aos seus colegas, proposta que eles aceitaram com prazer. Este exercício promoveu um ambiente colaborativo, onde todos puderam aprender uns com os outros e a apreciar a diversidade de leituras e interpretações.

Ouvir histórias contadas pelos colegas tornou esta experiência de leitura mais dinâmica e envolvente, fomentando o gosto pela leitura e pela descoberta.

A leitura de histórias feita pelos alunos do 1.º ano foi um momento de apoio e camaradagem entre colegas.