Entre título/corpo

31/05/2024

10 minutos a ler

 




     A atividade 10 minutos a ler é direcionada para os alunos do 2.º ano de escolaridade.

No âmbito desta iniciativa, foram requisitadas 102 obras para leitura em sala de aula, durante, pelo menos, 10 minutos, todos os dias ao longo do ano letivo.

 A prática regular da leitura ajudou os alunos a desenvolver habilidades de compreensão da leitura, a expansão do vocabulário, o estímulo à criatividade, o desenvolvimento do pensamento crítico, permitindo-lhes interpretar e analisar textos de forma mais eficaz.

Latitudes da Língua Portuguesa

 

A articulação entre alunos de escolas em que se fala/ ensina a língua portuguesa, através da atividade "Latitudes da Língua Portuguesa", foi visto pelas turmas, que se envolveram nesta iniciativa, como uma estratégia pedagógica que visa promover a interação e o intercâmbio de conhecimentos entre alunos de escolas de diversas regiões.

Durante a articulação, as turmas foram incentivadas a trabalhar em projetos colaborativos que abordaram temas como a literatura, a cultura e as tradições da sua região, através da expressão artística ao usarem diferentes técnicas na produção de postais, na recolha de receitas tradicionais e na produção de textos, relativos à sua região.

A utilização de recursos multimédia, como vídeos, apresentações, plataformas digitais e videoconferências complementaram as atividades, tornando a aprendizagem mais dinâmica e envolvente.

 

Criado com o Padlet

E tu, o que farias com uma caixa?

No âmbito da exploração da obra A caixa, de Min Flyte, as crianças do pré-escolar da EB Stª Cruz Trindade ilustraram diversas situações relacionadas com a questão colocada na capa do livro “E tu, que farias com uma caixa de papelão?

 

Baús de Livros

    Ao longo do ano letivo, a biblioteca organiza baús de livros que circulam pelas escolas/ JI do meio rural.

    Com esta atividade providencia-se uma seleção diversificada de livros e outros recursos com o objetivo de reduzir as barreiras de acesso à biblioteca, garantindo que todas as crianças, independentemente da sua localização geográfica, possam ter a oportunidade de aceder a livros, recursos multimédia e jogos.

     A circulação de baús de livros pelas escolas do meio rural é fundamental para garantir que todos os alunos tenham acesso a uma educação de qualidade e inclusiva. 

Esta prática não só amplia o acesso à leitura, mas também promove a diversidade literária e pode envolver os pais e outros membros da comunidade em eventos de leitura.

Os grandes leem aos pequenos

 

A prática de alunos mais velhos lerem para alunos mais novos é uma oportunidade valiosa para promover o amor pela leitura e fortalecer os laços dentro da comunidade escolar. Além de cultivar habilidades de leitura e compreensão nos alunos mais novos, essa interação, entre diferentes faixas etárias, contribui para um ambiente de aprendizagem inclusiva e colaborativa.

Quando alunos mais velhos assumem o papel de modelos de leitura, não só partilham conhecimento, mas também demonstram empatia e responsabilidade social. Ao lerem para os mais novos, não transmitem apenas histórias, mas também valores de generosidade, solidariedade e cooperação.

Para os alunos mais jovens, ver os colegas entusiasmados pela leitura e a partilhar histórias de forma envolvente pode despertar neles um interesse renovado pelos livros e pela aprendizagem.

Além disso, esta prática promove um ambiente de confiança e apoio mútuo dentro da escola, onde os alunos se sentem valorizados e apoiados no seu desenvolvimento social e pessoal.