No dia 24 de novembro, às 20.30 horas, realizou-se na Escola Secundária Dr. Júlio Martins a mesa-redonda “Leitura: amor ou ódio?”, organizada pelo Grupo de Trabalho das Bibliotecas Escolares de Chaves (GTBEC) e aberta a toda a comunidade.
Os objetivos delineados para esta ação foram os de melhorar o serviço das bibliotecas escolares, no âmbito da literacia da leitura; conhecer a relação dos alunos com a leitura e auscultar os alunos e a restante comunidade escolar sobre novos caminhos para a ação das bibliotecas nesse domínio.
Nesta sessão, foram apresentados os resultados de um questionário sobre leitura aplicado em outubro a todos os alunos de Chaves, dos 3.º ao 12. anos e, partindo dessa base, foram chamados a integrar a mesa um grupo de alunos de todos os anos envolvidos no inquérito bem como 3 membros das associações de pais, em representação de cada um dos agrupamentos. Estes representantes foram ouvidos sobre os aspetos que mais os surpreenderam nos resultados apresentados e ainda sobre propostas a desenvolver nas escolas e bibliotecas que possam levar os alunos a ler mais e melhor. O público também teve oportunidade de apresentar as suas ideias e sugestões, que foram muito pertinentes e valiosas.
O GTBEC agradece e congratula a comunidade
escolar pelo apoio que deu a esta iniciativa, pois deste modo tornou possível dar voz a alunos,
docentes, encarregados de educação e direções
das escolas e, em conjunto, debater e refletir sobre a leitura nas nossas escolas.
As decisões sobre ações futuras das bibliotecas e escolas, partindo das
ideias aqui recolhidas, serão tomadas internamente em cada agrupamento.
Sem comentários:
Enviar um comentário