Entre título/corpo

27/10/2022

Transformar a educação: dá voz às tuas ideias!

Aceitando o desafio lançado pela RBE “Transformar a educação: dá voz às tuas ideias!”, uma iniciativa que pretende  provocar a reflexão, discussão e ação dos alunos sobre o futuro da educação,  tornando-a equitativa, de qualidade e relevante, para enfrentar os desafios do século XXI, no dia 20 de outubro a turma A do 6.º Ano realizou uma sessão de trabalho e reflexão na biblioteca escolar, selecionando a atividade “INCLUSÃO”, com a docente de Complemento à Educação Artística, professora Fernanda Gonçalves.

Tendo em conta que, neste período, o tema de CD e CEA é “Diversidade Cultural” os alunos questionaram-se sobre como ajudar a construir uma escola mais tolerante e inclusiva, uma vez que o nosso agrupamento, cada vez mais, recebe alunos oriundos de outros países, sendo necessário conhecer melhor as suas culturas para construir uma escola mais acolhedora. Neste momento, como integraram a turma três alunos oriundos do Brasil, a turma selecionou trabalhar este país, e todos consideraram pertin
ente desenvolver as atividades para um maior aprofundamento.

Durante a sessão na BE realizou-se um Brainstorming em papel de cenário, levando os alunos a refletir e registar palavras-chave com a finalidade de desencadear algumas mudanças no meio escolar. Todos escreveram e decoraram o trabalho, para exposição na biblioteca, e foram registadas todas as propostas que surgiram, para sua apresentação numa sessão online, a realizar posteriormente, e na qual estará presente um porta-voz da turma.

Por fim, os alunos foram em busca de fotos, no recreio, de momentos que mostrassem que esta comunidade/ escola é inclusiva.



Sem comentários:

Enviar um comentário