Nos dias 21 e 28 de outubro, decorreram duas ações de formação para docentes “Escriatividade: do papel ao digital” e “Diz-me o que escreves e apoiar-te-ei como fazer” certificadas pelo CFAEATB, na modalidade de ACD, com a duração de 3 horas cada, em regime a distância.
Esta formação, além de outros objetivos específicos, visa aumentar a capacitação dos docentes na área da literacia da leitura e da escrita, com vista à implementação de estratégias específicas para alunos com dificuldades nesse domínio, indo ao encontro do preconizado nos Plano 21|23 Escola + e PADDE.
Com um total de 84 docentes oriundos de escolas de todo o país (36 deles do AEJM), o formador José António Batista, durante as 6 horas de formação, estimulou a reflexão sobre as potencialidades e impacto dos desafios de escrita criativa nas práticas educativas e deu a conhecer um conjunto de ferramentas muito aliciantes para trabalhar com os alunos na produção de textos criativos.
Os formandos foram solicitados a colocarem-se no lugar de “alunos” e a realizarem tarefas / desafios que poderão, depois, replicar e/ ou adaptar às suas turmas e contextos de trabalho, de modo a incitar ao trabalho colaborativo entre alunos, a promover parcerias com a biblioteca escolar e a estimular o desenvolvimento de projetos interdisciplinares. No final, foi solicitada a avaliação das ações e os formandos foram unânimes em considerar as ações muito proveitosas, com sugestão de estratégias e dinâmicas aliciantes e de aplicação prática e exequível junto dos alunos.
Em nome das bibliotecas escolares, deixamos o agradecimento ao professor José António Batista pela disponibilidade em aceitar o desafio que a BE lhe lançou, de colaborar como responsável pela dinamização de ações contantes no plano de melhoria da biblioteca, bem como o reconhecimento pelo excelente contributo e trabalho em prol do aumento da capacitação dos docentes na área das literacias da leitura e da escrita.
Sem comentários:
Enviar um comentário