Entre título/corpo

02/07/2019

Visita à exposição O Brinquedo Português


No dia 18 de junho e, aproveitando a saída da escola, as turmas A e B do 1.ºano de escolaridade da EBSCT, visitaram a exposição “O Brinquedo Português”, na Biblioteca Municipal de Chaves.
Esta colecção do professor flaviense Rui Queirós, que reúne mais de 800 brinquedos feitos a partir da madeira e da lata e que remontam ao início do séc. XX, também já teve o privilégio de estar na nossa escola, por duas vezes.
A visita foi orientada pelo autor, segundo o qual o “bichinho” do colecionismo começou em criança, quando com o pai iniciou uma coleção de selos e cromos. Mais tarde, começou a sua paixão pelo brinquedo português. Os primeiros brinquedos que coleccionou foram brinquedos de madeira, ciclistas e aviões. Era na Feira dos Santos que os pais compravam os brinquedos aos filhos, mas só se estes se portassem bem. Para as meninas compravam cozinhas, bancas e bonecas, para os rapazes carrinhos e outros brinquedos, que achavam ser indicados para eles. Verificámos um brilhozinho nos olhos dos nossos alunos ao poder apreciar todas estas maravilhas do antigamente. O tempo foi curto, mas alguns ficaram com vontade de levar os pais.
Obrigada ao Professor Queirós por este momento agradável. 



Sem comentários:

Enviar um comentário