Entre título/corpo

27/01/2017

Dia Internacional do Riso

18 de janeiro , Dia Internacional do Riso.
A importância de comemorar esta data prende-se com os benefícios que o mesmo tem na saúde física, mental e emocional. 
Para o celebrar decorreu, pelas 11h, uma sessão de Terapia do Riso, a cargo da Enfermeira Palmira, na Biblioteca Escolar da Escola Básica Santa Cruz Trindade, para a turmas do 3.ºB e 4.ºA.
Ao longo da sessão foram explicados os benefícios desta terapia para a saúde. Quando rimos estamos a fortalecer o nosso coração, a melhorar a respiração e activar mais de 400 músculos do nosso corpo.  Rindo libertamos serotonina (anti-depressivo natural), endorfinas (hormonas que aliviam a dor e provocam uma agradável sensação de bem-estar), dopamina (que ajuda a elevar o estado de ânimo) e adrenalina (que ajuda a estarmos mais despertos e receptivos), proporcionando-nos maior criatividade. Rir com frequência  fortalece o sistema imunológico ajudando-nos também a  combater  o stress e as insónias. Nas crianças e pacientes asmáticos ajuda a melhorar a função pulmonar e a combater problemas cardiovasculares. Para além disso podemos fortalecer os laços afectivos,
Como atividade prática foi experimentado o Yoga do Riso realizando alguns exercícios de respiração e exercícios de riso estabelecendo interacção entre os presentes , através do  contacto visual e do riso sem motivo, pois o nosso corpo não distingue o riso falso do riso verdadeiro.
Os alunos também descobriram o prazer de rir com as vogais, uma vez que cada vogal produz vibrações internas em diferentes zonas do nosso corpo.
Foi uma sessão muito divertida, verificando-se no final que houve libertação de tensão por parte dos alunos.

Como considerámos a sessão muito importante,  ficou agendada,  para o dia 1 de fevereiro, às 16h30m , uma sessão destinada a  professores, na escola Básica de Santa Cruz Trindade.



Sem comentários:

Enviar um comentário