Entre título/corpo

29/01/2013

Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto

  Para assinalar o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto e o 68º aniversário da libertação do campo de concentração Auschwitz-Birkenau, na Polónia, decorreram ao longo do mês de janeiro nas escolas do agrupamento várias atividades promovidas pelas bibliotecas escolares, dirigidas aos alunos de todos os ciclos de ensino, entre as quais um concurso sobre Aristides de Sousa Mendes e, em sala de aula, a exploração de questões relativas aos Direitos Humanos, ao multiculturalismo, às minorias religiosas e étnicas, à Segunda Guerra Mundial e aos regimes totalitários.
Integrado neste projeto decorreu também no dia 27, pelas 21h00, na Biblioteca Municipal um colóquio sobre Aristides de Sousa Mendes com a presença especial do neto do cônsul português.




Como corolário destas atividades a escritora Ana Cristina Luz desenvolveu uma ação de sensibilização sobre a figura de Aristides de Sousa Mendes, personagem principal do seu livro Aristides, o semeador de estrelas, orientada para os alunos dos 3º e 4º anos da Escola Básica de Santa Cruz Trindade, e foi realizado um colóquio dirigido aos alunos do 9ºano, com a presença do Major Álvaro de Sousa Mendes, para falar com os alunos sobre a vida e personalidade do seu avô, Aristides de Sousa Mendes, e especialmente sobre o Ato de Consciência que levou o então Cônsul de Portugal em Bordéus a desobedecer a Salazar e salvar milhares de pessoas do holocausto nazi.
A sessão foi aberta pelo presidente da CAP, professor Joaquim Tomaz, e teve como pano de fundo a projeção de um dos trabalhos vencedores da modalidade PowerPoint do concurso promovido pelas bibliotecas escolares, elaborado pelo aluno do 5ºA, Pedro Miguel Aguieiras.
Perante uma plateia de alunos atentos e interessados, o Major ressalvou os valores humanitários subjacentes ao ato que levou o seu avô a pôr a vida de pessoas que não conhecia à frente dos seus interesses pessoais e familiares, com todos os custos que tal decisão lhe acarretou. No final, o Major respondeu a todas as perguntas dos alunos, algumas das quais considerou bastante pertinentes.
Finalmente, informa-se que, até ao dia 27 de fevereiro, está patente ao público, na sala polivalente da Biblioteca, uma exposição em banda desenhada alusiva ao tema.
Este projeto só foi possível com a colaboração e o apoio de diversas entidades às quais o GTBEC agradece, em especial à Câmara Municipal de Chaves, à Fundação Aristides de Sousa Mendes, aos Órgãos Diretivos dos Agrupamentos de Escolas, à Casa do Seminário - Turismo Rural, à escritora Ana Luz, aos professores e aos alunos envolvidos.

Esta atividade foi também divulgada no blogue da RBE, como pode ver aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário