Entre título/corpo

22/06/2026

Aplicação do Diagnóstico da Fluência Leitora

 


Entre os dias 9 e 19 de junho, decorreu a aplicação do Diagnóstico da Fluência Leitora aos alunos do 2.º ano de escolaridade do Agrupamento de Escolas Dr. Júlio Martins, abrangendo as turmas da Escola Básica de Santa Cruz Trindade e das Escolas Básicas de Bustelo, Mairos, Santo Estêvão e Vila Verde da Raia.

A preparação de toda a logística associada à realização do diagnóstico, nomeadamente a organização dos materiais, documentação de apoio e calendarização das diferentes turmas, resultou de um trabalho articulado entre a professora bibliotecária e a coordenadora do Departamento do 1.º Ciclo.

A aplicação individual das provas esteve a cargo dos professores titulares de turma, contando igualmente com a colaboração de docentes da biblioteca escolar. Enquanto os alunos realizavam o diagnóstico, foram dinamizadas atividades de leitura, sugeridas pela Rede de Bibliotecas Escolares, destinadas aos restantes elementos das turmas, previamente organizadas pela biblioteca escolar e pela coordenadora do Departamento do 1.º Ciclo e desenvolvidas por docentes de apoio.

Na Escola Básica de Santa Cruz Trindade foi implementada a atividade Histórias com (alguma) ciência, que proporcionou aos alunos o contacto com diferentes obras literárias, promovendo a leitura, a compreensão textual, a comunicação oral e o trabalho colaborativo. Após a leitura das histórias, os alunos participaram em momentos de partilha, responderam a desafios de compreensão e prepararam pequenos recontos e dramatizações para apresentação aos colegas.

Nas Escolas Básicas de Bustelo, Mairos, Santo Estêvão e Vila Verde da Raia foi desenvolvida a atividade Ler, Pensar e Recomendar, recorrendo às obras disponibilizadas através dos Baús de Leitura. Esta proposta permitiu aos alunos explorar diferentes livros, refletir sobre as leituras realizadas e recomendar as suas obras preferidas aos colegas.

Ao longo desta iniciativa, foram envolvidos 108 alunos do 2.º ano de escolaridade, proporcionando-se experiências de leitura diversificadas que contribuíram para o desenvolvimento da fluência leitora, da compreensão textual, da expressão oral e do gosto pela leitura.

O balanço da atividade foi muito positivo, evidenciando a importância do trabalho colaborativo entre docentes, biblioteca escolar e estruturas de coordenação pedagógica na promoção do sucesso educativo e no desenvolvimento das competências leitoras dos alunos.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário