Entre os
dias 9 e 19 de junho, decorreu a aplicação do Diagnóstico da Fluência Leitora
aos alunos do 2.º ano de escolaridade do Agrupamento de Escolas Dr. Júlio
Martins, abrangendo as turmas da Escola Básica de Santa Cruz Trindade e das
Escolas Básicas de Bustelo, Mairos, Santo Estêvão e Vila Verde da Raia.
A
preparação de toda a logística associada à realização do diagnóstico,
nomeadamente a organização dos materiais, documentação de apoio e
calendarização das diferentes turmas, resultou de um trabalho articulado entre
a professora bibliotecária e a coordenadora do Departamento do 1.º Ciclo.
A
aplicação individual das provas esteve a cargo dos professores titulares de
turma, contando igualmente com a colaboração de docentes da biblioteca escolar.
Enquanto os alunos realizavam o diagnóstico, foram dinamizadas atividades de
leitura, sugeridas pela Rede de Bibliotecas Escolares, destinadas aos restantes
elementos das turmas, previamente organizadas pela biblioteca escolar e pela
coordenadora do Departamento do 1.º Ciclo e desenvolvidas por docentes de
apoio.
Na Escola
Básica de Santa Cruz Trindade foi implementada a atividade Histórias com
(alguma) ciência, que proporcionou aos alunos o contacto com diferentes
obras literárias, promovendo a leitura, a compreensão textual, a comunicação
oral e o trabalho colaborativo. Após a leitura das histórias, os alunos
participaram em momentos de partilha, responderam a desafios de compreensão e
prepararam pequenos recontos e dramatizações para apresentação aos colegas.
Nas
Escolas Básicas de Bustelo, Mairos, Santo Estêvão e Vila Verde da Raia foi
desenvolvida a atividade Ler, Pensar e Recomendar, recorrendo às obras
disponibilizadas através dos Baús de Leitura. Esta proposta permitiu aos alunos
explorar diferentes livros, refletir sobre as leituras realizadas e recomendar
as suas obras preferidas aos colegas.
Ao longo
desta iniciativa, foram envolvidos 108 alunos do 2.º ano de escolaridade,
proporcionando-se experiências de leitura diversificadas que contribuíram para
o desenvolvimento da fluência leitora, da compreensão textual, da expressão
oral e do gosto pela leitura.
O balanço
da atividade foi muito positivo, evidenciando a importância do trabalho
colaborativo entre docentes, biblioteca escolar e estruturas de coordenação
pedagógica na promoção do sucesso educativo e no desenvolvimento das
competências leitoras dos alunos.

Sem comentários:
Enviar um comentário