No seguimento da participação na iniciativa Transformar a Educação: Dá voz às tuas ideias! que decorreu no ano letivo anterior com uma turma do 6.º ano, um grupo de alunos da turma D, do 5.º ano, aceitou o desafio lançado pela sua diretora de turma e pela biblioteca e está a dar continuidade a esse trabalho.
Até ao momento, já têm motivos para se orgulharem! Reúnem todas as semanas, à segunda-feira, num bloco de 45 minutos que têm livre no seu horário e integram o clube Solidariedade e Cidadania Inclusiva. Aqui, conversam sobre o que vivem/ observam na escola, sobre aquilo que acham que podem mudar e debatem entre si as ideias que surgem.
Já participaram na recolha de bens para oferecer a famílias mais carenciadas, por altura do Natal; realizaram cartazes que expuseram na escola com slogans promotores do uso de palavras mágicas e dissuasores do uso de palavrões e convidaram uma encarregada de educação para vir explicar a ação da Amnistia Internacional tendo, para isso, feito um cartaz, redigido o convite e preparado a apresentação da convidada.
Neste momento, estão a recolher todas as garrafas de
plástico que são usadas e deitadas fora,
no espaço escolar, para as
colocar num mural, com o objetivo de mostrar a toda a escola, e a quem a visita, a quantidade de plástico desperdiçado e que tem um grande impacto ambiental. Uma
ação que pretende sensibilizar toda a escola para a necessidade de cada um se fazer
acompanhar de uma garrafa, enchendo-a com água da torneira ao longo do dia, de modo a evitar este exagero.
Parabéns pelo envolvimento ativo na vida da escola e continuação de bom trabalho!!!
Sem comentários:
Enviar um comentário