A iniciativa “Miúdos a Votos: Quais os Livros Mais Fixes?” é promovida a nível nacional pela Revista Visão Júnior, em parceria com Rede de Bibliotecas Escolares (RBE), e destina-se a crianças e jovens do 1.º ao 12.º ano de escolaridade. Pretende-se que, através dos livros, os alunos tomem consciência das fases de um processo eleitoral (recenseamento, apresentação de candidaturas, campanha eleitoral, votação e escrutínio dos votos) promovendo, simultaneamente, a leitura e valores de cidadania.
Os livros em campanha foram brilhantemente defendidos pelos alunos do 2.º, 3.º e 4.º anos da EB Stª Cruz Trindade e pelos alunos do 6.º ano da EB Nadir Afonso, que apresentaram os pontos fortes dos livros que apoiaram, apelando ao voto dos colegas que assistiam por videoconferência.
Para além deste debate/comício, os alunos fizeram apresentações nas salas de aula e elaboraram cartazes que, ao longo do período de campanha, estiveram expostos na escola.
No dia 7 de março decorreu o ato eleitoral e escrutínio dos votos, tendo os alunos diretamente envolvidos ficado mais conscientes dos seus direitos e deveres cívicos, bem como da importância da leitura para nos ajudar a compreender o mundo, os outros e a nós próprios.
Parabéns a todos os alunos e professores que contribuíram para que a atividade fosse bem-sucedida!
Sem comentários:
Enviar um comentário