Entre título/corpo

21/03/2022

Miúdos a Votos - Quais os livros mais fixes? | 6.ª Edição

Após recenseamento e divulgação das listas de candidatos, deu-se início à campanha eleitoral no AEJM.

Na Escola Básica de Santa Cruz Trindade, os  alunos de 2 turmas de 3.º ano e  de 2 turmas de 4.ºano começaram a campanha da melhor forma, assistindo a um Webinar promovido pela Visão Júnior e pela Rede de Bibliotecas Escolares intitulado "O que fazem os Jornalistas?". Numa conversa muito interessante e animada, as jornalistas Cláudia Lobo e Paula Barroso mantiveram todos os participantes curiosos e envolvidos, abordando conteúdos como: o que é um repórter, o que é um clickbait, que regras é que têm que ser seguidas pelos jornalistas e o que lhes acontece quando se enganam e como podemos saber se uma notícia é falsa. Alguns alunos também tiveram a oportunidade de intervir, colocando questões diversas.

Relativamente aos livros, foram escolhidos os seguintes:

- A maior flor do mundo, de José Saramago (4.ºA  e 2 alunas do 4ºD);

- Não abras este livro, Andy Lee (4.ºB e 3.º C);

- O Elefante Cor-de-rosa, Luísa Dacosta (4.ºD e 2 alunos do 4.º B);

- A girafa que comia estrelas, José Eduardo Agualusa (4.ºC e 3.ºA)

 - O diário de um banana 1, Jeff Kinney (3.ºB e 3.ºD)

A partir daqui, as turmas envolvidas elaboraram os materiais na biblioteca escolar e  em sala de aula e  investiram em estratégias variadas para angariarem simpatizantes para os seus livros: cartazes, folhetos, marcadores de livros e apresentações turma a turma.

No último dia da campanha eleitoral, realizou-se  um debate na biblioteca escolar, em que estiveram frente a frente todos os candidatos a exporem os seus argumentos e a responderem às questões e dúvidas colocadas por adversários e eleitores presentes.

Na Escola Básica Nadir Afonso, durante a campanha eleitoral, houve alunos que se reuniram na biblioteca e outros em sala de aula, fazendo campanha por 10 títulos diferentes, entre  os quais: Harry Potter e os Talismãs da Sorte, de J.K. Rowling; Gravity Falls 3, de Alex Hirsch e O Principezinho, de Antoine de Saint-Exupéry.


Sem comentários:

Enviar um comentário